Conheça a história do Em Todo Lugar! 😊

O portal de jornalismo da Facha é uma oportunidade de aprendizado diário por meio de simulação do mercado de trabalho.

Por Luciana Alves

Com estreia no dia 9 de outubro, online e em plena pandemia, o Em Todo Lugar chegou para ser o novo portal de jornalismo da Facha. Idealizado pela professora Ivana Gouveia, o projeto teve a proposta de trazer um espaço aos alunos para a simulação da prática profissional de uma redação de jornal. Disponível no site https://emtodolugar.facha.edu.br/, o portal traz notícias da cidade do Rio de Janeiro, eventos da Facha, esportes, moda, cultura, gastronomia e carreira, com matérias produzidas pelos próprios alunos da faculdade: os editores júnior e colaboradores. 

“A proposta do portal sempre foi ter uma forma dos alunos praticarem o jornalismo e conseguir as horas de estágio curricular obrigatório”, disse Ivana Gouveia.

Construído de forma totalmente remota, o Em Todo Lugar começou em abril de 2020 com uma equipe de seis alunos. No início, o trabalho foi a tabulação de uma pesquisa feita no Instagram da Facha sobre os assuntos de interesse dos alunos para gerar insights para as editorias.

Após reuniões online, novos colaboradores e aulas de produção textual, com Ivana Gouveia, rádio, com professor Fernando Morgado, e vídeo, com Guto Netto, o projeto tomou forma. Em agosto, mesmo offline, o portal já era alimentado por notícias produzidas pelos editores e colaboradores. Foram publicadas 20 matérias no mês de teste.

Legenda: Reunião semanal da equipe e aula de rádio com o professor Fernando Morgado.

Em outubro o portal entrou no ar com as colunas Acontece na Facha, Esportes, Moda, FACHArtistas, Dicas Culturais, Gastronomia, Formados na Facha e Vida de Estagiário, com periodicidade semanal e conteúdo em texto, podcasts e vídeos. A ideia era atrair todos os públicos e trabalhar a capacitação profissional dos editores e colaboradores que produzem as redações e artes.

“Acho o projeto de extrema importância para formação acadêmica e profissional, pois dá uma abertura no horizonte do aluno; mostra uma vivência de redação e até mesmo para o aluno se descobrir ou não dentro do jornalismo”, disse Fernanda Dias, editora de Esporte e Gastronomia.

“O projeto me fez ver muitas questões pessoais e profissionais. (…) A gente trabalha em equipe o tempo todo, com isso, aprendi muito a lidar com os outros e posso falar que foi a melhor experiência da minha vida”, disse Barbara Scarpa, editora de Dicas Culturais/Vida de Estagiário.

“O Em Todo Lugar é uma porta de entrada para por em prática tudo que aprendemos na teoria. Além, claro, se aprende a trabalhar em equipe”, Lira Machado editor de criação.

O sucesso do projeto chegou no Facha Festival e, em 4 de novembro, a equipe teve a oportunidade de participar de uma live no evento da faculdade. Tanto os colaboradores, via chat, quanto os editores tiveram o privilégio de contar as experiências do portal para mostrar o quanto este estágio, mesmo de forma voluntária e remota, trouxe aprendizado profissional.

Legenda: Participação da equipe no Facha Festival. Da esquerda para direita, coluna abaixo, Ivana Gouveia, editora-chefe, Fernanda Dias, Letícia Ponso, e Álefe Panaro. Da esquerda para direita, coluna acima, Lira Machado, Luciana Alves e Barbara Scarpa. Fonte: Reprodução Youtube

Na mesma época, para aumentar o desafio, a equipe fez a cobertura ao vivo de todas as lives do Facha Festival e a cobertura das Eleições Municipais de 2020. 

Equipe

Hoje, o portal conta com a editora-chefe Ivana Gouveia e os editores júnior fundadores: Fernanda Dias (Gastronomia/Esportes), Raphael Brandão (Esportes), Letícia Ponso (FACHartistas/Dicas Culturais), Álefe Panaro (Moda), Bárbara Scarpa (Dicas Culturais/Vida de Estagiário), Luciana Alves (Acontece e Formados na FACHA) e Lira Machado (Design).

Durante as eleições de 2020 foi criado o “Especial Eleições” e Lucas Furtado, colaborador na época, assumiu a responsabilidade desta coluna. Ao final do trabalho ganhou o espaço para ser editor júnior e inaugurou a nova editoria “Cidades”.  “Nós construímos um profundo trabalho com cinco municípios que tem alunos na FACHA e podemos trazer as propostas dos candidatos das regiões. Com este projeto podemos ajudar eleitores a ter um voto mais consciente. Isto é muito gratificante em todos os aspectos, pois estamos colaborando com a cidadania e com a democracia, ainda mais em tempos sem precedentes como este que vivemos”, declarou Lucas Furtado.

Acessível à participação de todos os alunos da Facha, o portal fez a seleção de uma nova equipe para substituir os editores que concluíram a graduação neste ano e, em dezembro de 2020, chegaram no time: Idries Bulkool (Esportes), Rafaela Alves (Cultura e Moda), Karoline Nunes (Criação), Júlia Nascimento (Esportes), Mariana Garcia (Organização e Relações Públicas), Thalis Nicotti (Twitter), Matheus Monteiro (FachArtistas e Dicas Culturais) e Rafael Souza (Criação).

Dados

O Em Todo Lugar apresentou média de 4.264 visualizações nos 5 meses no ar; picos de mais de 10.000 visualizações e 2.209 visitantes; uma produção de 212 matérias; público nacional e internacional, com países como EUA, Irlanda, Portugal, China e Espanha; e uma equipe formada por 40 colaboradores ativos. Dados que comprovam como o portal de jornalismo da Facha têm evoluído e crescido a todo vapor. E a produção é totalmente feita por alunos.

“O Em Todo Lugar superou minhas expectativas com relação à participação dos alunos no projeto. Ele é do jeito que sempre pensei, e ainda tem muitas possibilidades para os alunos colaborarem. Estou muito satisfeita de conseguir oferecer esse espaço e, mais ainda, de vocês terem se apropriado dele”, declarou Ivana Gouveia.

Se você é aluno da Facha e se interessou pelo projeto venha participar do portal! É só enviar um e-mail para ivana.gouveia@facha.edu.br ou emtodolugar@facha.edu.br. Aproveite a oportunidade para se juntar à nossa equipe, alavancar conhecimento profissional e construir portfólio. Chega mais!

2 comentários sobre “Conheça a história do Em Todo Lugar! 😊

  1. Tudo que acrescenta na Formação do Aluno da Facha me deixa com o Coração transbordando de Felicidade.
    Parabéns a todos 👏
    Show de Bola Professora Ivana Gouveia🙏💥❤️

    Curtido por 2 pessoas

  2. Estou surpresa com esse projeto da FACHA. A iniciativa e a execução desse projeto mostram o quanto uma boa ideia e um bom trabalho em equipe podem transformar a realidade.
    Parabéns aos professores e aos alunos por esse excelente projeto que certamente propiciou muita experiência e aprendizado a todos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s