Por Juliana Santos. Arte de capa por Matheus Bisaggio.
O TCC “A ficção científica como mecanismo de potência narrativas de descentralização de gênero, raça e território” apresentado pelas alunas Bruna de Melo, Amanda Eiras e Ana Luísa de Macedo mostrou que as produções de ficção científica vistas, inicialmente, com desconfiança pela indústria fonográfica se tornaram espaço para a quebra de paradigmas referentes à raça, gênero e territórios antes inacessíveis, discutindo questões importantes para a sociedade como negritude, violência doméstica, protagonismo feminino e etc.
Na segunda apresentação da noite, Hanna Antunes explicou conceitos do mundo da música como videoclipes e álbum visual para trazer o seu projeto de EP visual: Sunflower.
A aluna Pietra Almeida partilhou o filme “Neli, um oceano de memórias” para mostrar a importância do cinema enquanto instrumento de resgate da memória de acervos familiares. Ao contar a história familiar a partir dos relatos de sua avó, o documentário defendeu o ponto de vista de que sem memória não há identidade e como as lembranças dos mais velhos são fundamentais para os laços entre as gerações e a valorização das origens.
Com a temática “Construção de imagem”, Bruno Sarlas explicou como transformou a música Construção, lançada pelo artista Chico Buarque, em 1971, em imagens. Um dos elementos utilizados nas filmagens do clipe foi o efeito Kuleshov, o cineasta russo realizou uma série de experimentos nos quais fazia uma justaposição de planos, obtendo assim uma nova significação com elementos únicos.
Quais serão os novos avanços da Inteligência Artificial e da tecnologia na vida das pessoas? A partir dessa contextualização, o TCC “Realidade aumentada: os impactos da tecnologia disruptiva na vida dos seres humanos”, o aluno Matheus Oliveira relatou que o virtual poderá ter uma interação cada vez maior com as ações do cotidiano das pessoas.
A mesa avaliativa foi composta pelos professores Marden Nascimento e Guto Neto, que ressaltaram a qualidade dos trabalhos. O professor Guto enfatizou a importância de eventos que promovem a reunião da comunidade acadêmica para compartilhar o conhecimento construído desde o início da faculdade e culminado com o TCC.
Por fim, Guto Neto expôs em reflexão:
“Um bom Trabalho de Conclusão de Curso necessita ter uma boa argumentação e sustentação das ideias expressadas”
