X Jornada de TCC e Iniciação Científica: exposições de vídeos dos TCC nota dez

Texto por Lise França e Foto de capa por Matheus Bisaggio.

A sala de aula 22 da FACHA abrigou 6 exposições de vídeos dos TCCs nota 10. As apresentações foram mediadas pelo professor Bruno Ferrari e avaliadas pelos professores Leandro Lacerda e Denise Lilenbaum. 

O professor Bruno Ferrari fez uma breve abertura da sala, explicando como ocorreriam as exibições, o limite de tempo de cada apresentação, quando os docentes poderiam comentar sobre os TCCs e entregando a ficha de avaliação. 

A primeira apresentação foi da Gabriela Calixto, recém formada em jornalismo que trabalha na área do esporte. A jornalista escolheu como tema A Importância dos Projetos Sociais nas Escolas de Samba na Comunidade do Rio de Janeiro – Projeto Experimental, tendo como orientadora a professora Denise Lilenbaum. Ao justificar a escolha do tema, a profissional explicou que queria sair da sua zona de conforto, optando por abordar algo do seu cotidiano como moradora da zona oeste do Rio. Apresentou um vídeo entrevistando membros de duas escolas de samba e seus projetos sociais nas comunidades, ressaltando que o samba se estende ao carnaval e tem uma importância social e cultural na sociedade. Ao final da apresentação, os professores Bruno e Leandro elogiaram a escolha do tema e a qualidade técnica do vídeo apresentado por Gabriela. 

A segunda apresentação foi da Bruna Tavares, recém formada em jornalismo. Escolheu como tema Ted Lasso – Podcast: A Representação Feminina, o Olhar da Imprensa e a Saúde Mental Usando Como Referência a Série de Televisão Ted Lasso e o professor Gabriel Neiva como orientador. A jornalista iniciou a apresentação com slides sobre a série Ted Lasso, disponível na Apple TV, e os temas abordados pela obra cinematográfica, tais quais o cenário esportivo, a saúde mental no esporte, a influência da imprensa dentro dos clubes de futebol e a representação feminina no audiovisual. Logo após, disponibilizou um trecho do seu podcast Cinema com Bru”, disponível no spotify. O professor Leandro Lacerda elogiou a divisão do tema e o produto apresentado. 

A terceira apresentação foi da dupla Matheus Monteiro e Ártemis Proença. Escolheram como tema A Representação do Jornalista na Cultura Pop: Como a Figura de Vilão Pode Estigmatizar a Profissão – Produto Apresentado: Documentário e como orientador o professor Luciano Zarur. A dupla apresentou um vídeo entrevistando jornalistas que atuam em diferentes áreas da profissão, a professora Ivana Gouveia foi uma das entrevistadas, e um professor de cinema. Ao final da apresentação, os professores elogiaram a escolha do tema. 

A quarta apresentação foi da Gabriela Araújo, que escolheu como tema A Importância do Espaço Como CCBB na Promoção de Cultura – Projeto Experimental – Audiovisual e escolheu como orientador o professor Bruno Ferrari. A jornalista explicou que escolheu o tema devido às lembranças de ir no CCBB quando criança, e mostrou o livro CCBB 30 anos como uma base importante do seu trabalho. Apresentou a íntegra do vídeo. Ao final, os professores elogiaram o entusiasmo e a escolha do tema. 

A quinta apresentação foi da Lorena Pereira, que escolheu como tema O Mercado de Trabalho das Mulheres Pretas no Jornalismo Brasileiro e escolheu como orientadora a professora Denise Lilenbaum. A jornalista explicou que escolheu o tema pois queria abordar a questão racial no jornalismo pela visão das mulheres pretas que exercem a profissão, apresentou um vídeo onde entrevista três jornalistas negras e uma socióloga. Ao final da apresentação, os professores elogiaram a qualidade técnica do vídeo e a escolha do tema. 

A última apresentação foi do Idries Bulkool, que escolheu como tema Vida de Bandeirinha: Existe Vida Fora de Campo? e como orientadora a professora Camila Augusta. O jornalista disse que escolheu o tema pois trabalha como árbitro. Ele apresentou a arbitragem e sua função, logo após mostrou um trecho do seu podcast Vida de Bandeirinha. Ao final da apresentação, os professores elogiaram a escolha do tema e o produto. 

A jornada de TCC e de IC acontece todo ano na FACHA.

Deixe um comentário