Klerton Zaidan, atleta de badminton, conquistou boas colocações nos Jogos Sul-Americanos em 2022, na Argentina 

Por: Yago Souza. Foto de capa: Marcelo Cinelli.

Klerton Zaidan De Carvalho Silva, 16 anos, é atleta de badminton da seleção brasileira e participou dos Jogos Sul-americanos da Juventude em maio de 2022, em Rosário, na Argentina, conquistando a medalha de ouro na categoria dupla masculina e bronze na categoria simples. 

O jovem iniciou no esporte aos 7 anos, na escola, onde os mais comportados da turma e com melhores notas eram selecionados para fazer um teste e ver o desempenho para então ter a oportunidade de treinar badminton. Klerton foi selecionado para a Seleção Brasileira Júnior por estar entre os melhores do ranking nacional, para as categorias sub 17, simples masculina e dupla mista, e sub 19, na dupla masculina. 

Treinado por Norma Teotônio Rodrigues, no Complexo Esportivo de Badminton, no Maranhão, o atleta tem uma rotina de treinos de segunda a sábado. Dentre suas inspirações, ele cita seus pais, que diz serem pessoas esforçadas, dedicadas, batalhadoras e que deseja tê-los como inspiração sempre. Já dentro das quadras, Zaidan fala de Lin Dan,

“ele é uma pessoa humilde e joga muito, sendo considerado um dos melhores jogadores da história do Badminton, é o Cristiano Ronaldo, por ser um exemplo de atleta, por ser um homem muito dedicado, esforçado, competitivo, humilde e entre outros muitos elogios para um ótimo atleta”. 

Klerton Zaidan De Carvalho Silva
Legenda: Atleta nos Jogos Sul-Americanos. Foto: Beto Noval  

O jovem fala um pouco sobre o esporte que pratica e a falta de visibilidade:

“gostaria que fosse mais conhecido mundialmente. É o esporte de raquete mais rápido do mundo e não é tão conhecido pelas pessoas. Acho esse esporte muito bom, pois é diferente e muito interessante. Me identifico com ele, pois requer muita agilidade, velocidade e inteligência. Com ele, ganhei disciplina, bolsa atleta, mais maturidade, experiência, entre outras coisas”.  

Klerton Zaidan De Carvalho Silva
Legenda: Atleta no pódio. Foto: arquivo pessoal   

Segundo o próprio, a maior dificuldade é o cansaço físico, por conta do esporte ser de alta velocidade e também por ter que acertar na peteca, e que mesmo para os atletas de alto nível, isso ainda continua sendo um grande desafio. 

Zaidan faz um comentário para as gerações mais novas que diz:

“Nunca  desistam. Nunca deixe ninguém dizer até onde vai seu sonho. Quanto mais você sonha, mais longe você chega. Transforme seus sonhos em ações”.

Klerton Zaidan De Carvalho Silva

Seu maior sonho, é ser o melhor jogador de badminton das Américas e ter a oportunidade de participar das Olimpíadas. 

Deixe um comentário