A MORTE DE UM ÍCONE E A LONGEVIDADE DA LITERATURA

Por Juliana Martins e Maria Fernanda Amaral.

Foto de capa reprodução: Freepik

Em 23 de abril de 1616 morreram Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, autores renomados da literatura. Em 1926, a Espanha começou a usar a data para homenageá-los, mas só em 1995 a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decretou mundialmente a data comemorativa. E foi decidido que, de forma simbólica, essa data seria usada para celebrar o Dia do Livro. 

Esse dia contempla também os direitos autorais, como forma de reflexão sobre os trâmites legais que envolvem a profissão. Os autores de obras publicadas têm direitos a serem cobrados. Referente a emissão, publicação, transmissão, reprodução, distribuição e comunicação, o escritor deve ser reconhecido intelectualmente e financeiramente.  

O principal intuito do convite à celebração é, de acordo com os representantes da UNESCO, promover a leitura e a escrita para combater o analfabetismo, além de valorizar quem trabalha na área. Audrey Azoulay, diretora-geral da organização, comentou sobre a data em 2018:

“ao celebrarmos o livro, celebramos atividades que elevam o ser humano. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, gerando grande enriquecimento cultural”. 

Audrey Azoulay

É recomendado que a leitura seja incentivada desde a infância. Do ambiente escolar até o âmbito familiar, é essencial desenvolver projetos saudáveis para que os indivíduos cresçam com o hábito de leitura bem estabelecido. Atividades lúdicas são importantes para maior assimilação dos conteúdos que servem como base para o desenvolvimento de futuras habilidades.  

Sobre os homenageados com a data, o escritor peruano Inca Garcilaso de la Vega nasceu em 1539 e, dentre diversas obras, ficou conhecido por Historia general del Perú, publicado no ano da morte do autor.

Miguel de Cervantes nasceu na Espanha, em 1547, e atingiu o sucesso em 1605, com a publicação de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha.

Já William Shakespeare, nascido em abril de 1564, na Inglaterra, foi poeta, dramaturgo e ator, ficando conhecido mundialmente pelas suas 38 peças de teatro, 154 sonetos e dois poemas narrativos. Sendo um dos maiores escritores e dramaturgos da história. Ele trabalhou como ator e escritor em Londres, onde começou a escrever peças para o teatro elisabetano. Antes da popularidade, escrevia principalmente comédias e peças históricas, depois ganhou fama por suas tragédias como Hamlet, Romeu e Julieta, Otelo e Macbeth. Suas obras são caracterizadas pelos personagens complexos e profundamente humanos, além de explorar temas cotidianos como amor, ciúmes, vingança e ambição. 

Muito se sabe sobre as peças de Shakespeare, mas, pouco se conhece sobre sua vida pessoal. O que é uma espécie de consenso, é que ele se casou com Anne Hathaway em 1582 e teve três filhos.

Existe uma teoria, que muitos debatem se William realmente escreveu todas as peças atribuídas a ele, já que algumas evidências sugerem que outras pessoas possam ter contribuído para sua obra. Shakespeare seria uma espécie de codinome. 

No entanto, a obra de Shakespeare continua a ser estudada e admirada em todo o mundo. Suas peças são frequentemente encenadas em teatros e adaptadas para o cinema e televisão. Além disso, suas frases e diálogos são amplamente citados em conversas cotidianas. Afinal, quem nunca ouviu a expressãoTem algo de podre no reino da Dinamarca para expressar suspeita e/ou dúvida em relação a algo?  

Exemplos de obras de Shakespeare que viraram/inspiraram obras audiovisuais:  

O REI LEÃO (1994)  

Um jovem príncipe tem seu título roubado quando seu tio mata seu pai e assume o trono. E assim, o enredo de Hamlet se transformou num dos maiores sucessos da Disney no cinema e musical da Broadway.

10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ (1999) 

Um garoto é contratado para namorar a mal-humorada Kat (Julia Stiles), irmã mais velha de Bianca (Larisa Oleynik). Isso porque o pai das meninas só permitirá que a mais jovem namore se a mais velha também tiver um namorado nessa versão teen de A Megera Domada. 

ELA É O CARA (2006) (não disponível em streaming)

 Baseado em Noites de Reis. Uma das melhores jogadoras do time de futebol, Viola não se conforma com a extinção do esporte em sua escola. Sua única chance de continuar jogando é assumir a vaga de seu irmão gêmeo no time dele.

O autor William Shakespeare posando para pintura enquanto escreve. Reprodução: Getty Images

Deixe um comentário