A Importância da Higiene Bucal para um sorriso mais saudável  

Fotos e texto feito por Thaís Lima 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é de extrema importância, e é necessário o incentivo desde a infância, ensinando crianças a terem o hábito da limpeza dos dentes, e idas ao consultório odontológico para acompanhar o crescimento. A odontóloga Beatriz Figueiredo, 26 anos, formada pela faculdade Unigranrio da unidade da Barra da Tijuca, na especialidade de Clínico Geral, afirma que “a higiene bucal e o acompanhamento deve ser feito com o responsável odontológico para que a limpeza seja confeccionada corretamente com o auxílio dos instrumentos e materiais necessários”.  

No Brasil, creches e escolas são visitadas por profissionais da área para fazer a campanha da saúde bucal, auxiliando alunos desde pequenos a fazer o processo correto da limpeza dental, utilizando flúor, fio dental e sabendo escolher a escova de dente adequada para o uso diário. 

O uso correto da escova de dente, fio dental e antisséptico bucal, auxilia na minimização das bactérias que se proliferam através da alimentação. Quando não há um hábito na limpeza geral dos dentes, algumas bactérias vão ganhando forças, e quando se espalham, podem desenvolver doenças em outros órgãos do corpo, agravando também as suas funções. Portanto, uma rotina de limpeza nos dentes diariamente, previne futuras complicações.  

Uma alimentação saudável ajuda no controle de bactérias, porque são determinados alimentos que provocam a proliferação, exemplo mais comentado é ingestão excessiva de doces. Os doces causam na maioria das vezes a cárie, que é a desintegração do dente e a falta de saliva, fazendo com que o dente fique fraco e comece a criar pequenos buracos.  

Além da cárie, há outras bactérias que provocam lesões na boca, exemplo da gengivite que é inflamação da gengiva causada por acúmulo de placa bacteriana, geralmente a placa fixa-se em regiões de difícil limpeza.  

O mau hálito é provocado por uma higiene bucal inadequada, a ingestão de alguns alimentos, como alho ou peixe, causa o mau cheiro e é muito comum o uso de bebidas alcoólicas e tabaco ajudar a aumentar o cheiro. O consumo de bebidas escuras em excesso, como por exemplo chás, refrigerantes tipo cola, café e achocolatado, tendem a escurecer os dentes, provocando manchas, e se não houver um cuidado diário, o processo de limpeza dental em casa, não é mais o suficiente para a remoção do escurecimento dental e consequentemente é recomendado se consultar com o odontologista.  

O paciente que utiliza aparelho odontológico, com o objetivo de melhorar a saúde dos dentes, necessita de atenção dobrada no processo de limpeza, porque os alimentos costumam fixar-se em regiões de difícil acesso e com o aparelho é possível o aumento de bactérias bucais quando não há uma higiene adequada. 

Segundo a OMS, é indicado a ingestão abundante de água, porque mantém os níveis de minerais equilibrado, assim estimula a salivação, diminui o mau hálito e auxilia na saúde bucal.  

A OMS confirma que quando o indivíduo faz o processo correto da limpeza dental, consequentemente, eleva a autoestima, porque o sorriso também está ligado a área estética da face, fazendo com que a pessoa fique à vontade ou desconfortável no ambiente em que se encontra.  

A odontologia ficou interligada atualmente com a psicologia, porque um sorriso tratado pode ter efeito emocional no indivíduo, provocando o bem-estar, mas de acordo com alguns dentistas, pacientes deixam de frequentar o consultório devido ao constrangimento que sentem por causa da estética dentária. Alguns precisam da ajuda terapêutica para o auxílio com o dentista.  

Quando o indivíduo não é incentivado na sua infância à higiene bucal, ou não possui condição financeira ou não há assistência odontológica do governo, pode sofrer impacto no desenvolvimento bucal, porque pode iniciar processos de lesões bucais devido às bactérias, ocasionando baixa autoestima, e quando a pessoa não consegue se comunicar por conta disto, há a possibilidade de desenvolver problemas sociais e depressão. 

Beatriz Figueiredo, tem 26 anos e é formada pela faculdade Unigranrio da unidade da Barra da Tijuca, na especialidade de Clínico Geral. A profissional em odontologia escolheu se formar nesta área desde criança, devido a influência da madrinha que também é profissional da área. Beatriz almeja proporcionar uma odontologia mais acessível e de qualidade para a maioria da população ao longo de sua carreira. 

A profissional afirma que a melhor maneira para ter a higiene bucal e o acompanhamento com o responsável odontológico para que a limpeza seja confeccionada corretamente com o auxílio dos instrumentos e materiais necessários. O ideal é uma consulta de 6 em 6 meses, para que o profissional consiga avaliar se há aparecimento de problema na cavidade bucal ou surgimento de manchas nos dentes. 

De acordo com Beatriz, o fio dental é indispensável, pois auxilia na limpeza, e alcança as regiões que a escova não consegue. O fio dental também evita surgimento de cáries que são provocados pelo excesso de açúcar, geralmente podem estar entre os dentes, e com o uso correto do fio dental, a limpeza se torna completa e saudável. 

Segundo Beatriz, a higiene bucal é imprescindível para prevenir diversos problemas bucais como periodontite, gengivite e outros, além da prática que possibilita numa melhor aparência e permite um processo digestivo adequado, porque são os dentes que iniciam o processo da digestão mecânica. 

Deixe um comentário