X Jornada de TCC e de IC 2023: Sala 24 

Por Breno Monteiro. Arte de capa por Matheus Bisaggio.

No dia 16 de maio, ocorreu a 10ª edição da Jornada do Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica 2023 (Jornada de TCC e de IC), com palestra de abertura e diversas exposições de TCCs e ICs que ganharam nota 10 em 2022, separados em salas de aula, biblioteca e auditório. A sala de aula 24 da FACHA abrigou 7 apresentações, as apresentações ocorreram das 19h30 às 21h45, foram avaliadas pelo professor Gilberto e comentadas pelos professores Ângela Pinto e Marcelo Augusto.  

Confira o resumo de cada apresentação na sala 24: 

Alunos: Ayinde Bakari e Cléo Cristine 

Tema: Escuta à alteridade no longa “Últimas Conversas”. 

O objetivo desta apresentação é evidenciar, pesquisar e compreender a utilização do método de Eduardo Coutinho, baseado em seu último longa (filme) “Últimas Conversas”. Eduardo Coutinho utiliza da *alteridade nos seus filmes e utilização das crianças e adolescentes na construção do projeto.

*alteridade é a natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. 

Alunos: Suriel de Sousa   

Tema: Tensionamento das conceituações do gênero documentário a partir da obra de Eduardo Coutinho.  

O tema aborda formas de filmagem e documentar coisas a nossa volta. 

Como exemplo temos o filme Junkopia – A short film boy Chris Marker. 

Um filme observa várias características, como o composto verbal e 

elementos visuais. As relações entre os elementos a volta da Suriel e 

conceitos da Obra de Eduardo Coutinho. 

Alucinação à beira mar – filme de Suriel de Sousa apresentado em sala: 

Alunos: Camila da Silva  

Tema: O cinema realizado por nordestinos, o audiovisual como desconstrução de estereótipos e fortalecimento da identidade de um povo. 

A ideia apresentada pela Camila da Silva parte da memória e dos estereótipos criados pelo cinema. Como o cinema através de imagens influenciou a identificação do povo nordestino. O objetivo é trazer novos olhares dos cineastas para desconstruir conceitos preconceituosos do imaginário sobre a região do nordeste brasileiro.  

Resultados de algumas reivindicações: Cinema Novo, revelação de um nordeste desconhecido e o desmonte de certas estruturas. Alguns filmes analisados: Ruy Guerra, Gabriel Mascaro, Kleber Mendonça Filho, entre outros.  

Resultados do projeto: o audiovisual como ferramenta de desconstrução cultural sobre a cultura nordestina. 

Alunos: Leidijane Cândida 

Tema: Cooperativas de reciclagem em comunidades. 

A apresentação aborda a importância da cooperativa de reciclagem no Brasil. O uso de matérias primas renováveis na produção. Teve citação sobre algumas comunidades do Rio de Janeiro no sistema eficiente de coleta seletiva. Exemplo: Recicla Rocinha. Um dos avanços do projeto foi a legalização e condições de trabalho na comunidade para a devida reciclagem. 

Alunos: Beatriz Helena 

Tema: O aprimoramento do design de quentinhas e utensílios utilizados em projetos sociais. 

Apresentação visa falar sobre a fome no Brasil. Beatriz foi voluntária e pesquisadora sobre a distribuição de alimentos (quentinhas) e seus ingredientes e materiais utilizados. Um projeto social citado em palestra foi o Alimentos para a vida RJ. 

Objetivos do projeto: 

Os cuidados com a reciclagem dos alimentos e embalagens após utilização pelas pessoas. Beatriz também apresentou as diferenças das quentinhas de alumínio e quentinhas de isopor, além de todos os bastidores da logística de materiais e fornecimento; reiterando os cuidados com o meio ambiente. Apresentadas formas de alternativas para as embalagens em alimentos e uso das matérias-primas corretas.  

Beatriz Helena apresenta protótipos de embalagens sustentável

Alunos: Circe Guedes 

Tema: A gente não quer só comida: As classes populares e o acesso ao capital cultural. 

Circe apresentou um pouco da sua trajetória pessoal e acadêmica na área de publicidade e propaganda. O tema de seu projeto é o capital cultural e econômico, as diferenças e oportunidades das classes sociais.  

A presença de citação ao Ballet Manguinhos como projeto social e atividades em comunidades carentes para levar conteúdo cultural aos jovens. Como desenvolvimento para o futuro, o objetivo de Circe é entrevistar os patrocinadores e iniciativa social.   

Alunos: Luís Felipe 

Tema: A explosão da classe C no universo cinematográfico brasileiro. 

Neste projeto, temos uma reflexão sobre filmes no intuito de abordar os problemas nas favelas, além da questão da criminalidade. Referências de filmes brasileiros: Era uma Vez, Tropa de Elite e Cidade de Deus. 

Como objetivo demonstrar a realidade das comunidades e mudar o pensamento sobre a classe C nas favelas e ir além da iniciação científica, através de ferramentas como identidade visual, audiovisual, uso de redes sociais e parcerias na publicidade. 

Registro do debate avaliativo 

Análise realizada pelos professores sobre os projetos TCC e Iniciação científica: Projeções para o futuro, temas criativos e feedback / crítica construtiva para evoluir no futuro. 

Mesa: Ângela Pingo e Marcelo Augusto 

Mediador: Prof. Gilberto 

Deixe um comentário