A Psicologia do Esporte nos Esports na Gamenetic

Por Lise França. Arte de capa por Matheus Bisaggio.

A psicóloga Luciana Nunes foi convidada para abordar o tema “Desvendando a Mente Vencedora: A Psicologia do Esporte nos Esports”. A palestrante atuou 20 anos como psicóloga em esportes tradicionais, com passagens pelos jogos olímpicos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, com quatro medalhas olímpicas. Luciana atua como psicóloga do Esports desde 2016, trabalhando individualmente com pro-players, com passagens em times profissionais sendo estes a 00Nation com Valorant, FLUXO Gaming com Freefire Mobile e Emulador, Pain Gaming com CSGO, LOL, Valorant e FreeFire, Imperial Gaming com CSGO e Luminosity Gaming com CSGO. 

A psicóloga iniciou a palestra realizando uma roda de conversa com os ouvintes, propondo uma apresentação dinâmica e descontraída com o objetivo de atrair mais a atenção do público para o assunto. Primeiro, explicou a diferença entre psicologia clínica e psicologia do esporte e ressaltou que, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, a psicologia do esporte não é exclusiva dos psicólogos, podendo se estender, por exemplo, a outras áreas da saúde e coachs. Ela introduziu seu curso voltado em formar profissionais para trabalhar neste nicho.

A palestrante definiu o ambiente do esports como amador, com uma gestão esportiva não tão bem preparada. Por isso, os profissionais deste nicho devem ser capacitados para ajudar a amadurecer o ambiente. Ela falou sobre o treinamento dos jogadores de alto desempenho, que é o foco do seu trabalho, ressaltando a importância do comprometimento com a carreira para alcançar o nível desejado. Ela afirmou que o treinamento mental é importante para formar um jogador profissional, pois o nervosismo pode resultar na derrota. A profissional dividiu o acompanhamento em três fases, o pré-jogo, o evento do jogo e o pós-jogo, colocando o pós-jogo como o momento mais importante. 

Durante a palestra, a psicóloga respondeu dúvidas dos ouvintes. Ao final, agradeceu a presença de todos e o interesse do público no assunto, que ela considera importante. 

  • foto 1: Nome Giovana, personagem Mitsuri, insta @kanrojii_mitsurii
  • foto 2: Nome Clara, insta @suricamingo.cos personagem Rebecca anime do jogo cyberpunk
  • foto 3: Insta @billy_alien, ele criou a própria fantasia

Um comentário sobre “A Psicologia do Esporte nos Esports na Gamenetic

  1. A Psicologia no Esporte Eletrônico é muito importante, praticamente todo time profissional de ponta hoje tem pelo menos 1 Psicólogo na sua equipe, principalmente por que a maioria dos jogadores são muitos jovens e recebem muita preção.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário