Secretaria Especial da Juventude Carioca promoveu debate sobre os 10 anos do Estatuto da Juventude no Museu de Arte do Rio

Foto de capa: Cerimônia de abertura do Mês da Juventude – Foto: Pierre Rosa / JUVRio 

Por Matheus Bisaggio.

Na sexta feira (04/08), a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) abriu o mês da juventude com um debate aberto ao público. O objetivo do evento foi conversar com os moradores da cidade sobre os 10 anos do Estatuto da Juventude, criado através da lei federal 12.852, de 5 de agosto de 2013.  

O evento ocorreu no Museu de Arte do Rio, localizado na Praça Mauá, das 17h às 18h (Horário de Brasília).   

A cerimônia começou com a posse da mesa de direção do Conselho da Juventude Carioca (CMJC). Em seguida, o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, abriu para os convidados dialogarem sobre o tema. 

 Na mesa estavam presentes Salvino Oliveira (secretário da Juventude Carioca); Immaculata Prieto (chefe interina do Escritório da Unicef no Rio de Janeiro); Jeferson Alves (presidente do Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro); Camila Peçanha (vice-presidente do Conselho da Juventude Carioca); Daniel Pontes (secretário-geral do Conselho da Juventude Carioca); Gabriel Medina (ex-secretário nacional de Juventude); Dani Balbi (Doutora em Ciência da Literatura da UFRJ e deputada estadual). 

Os participantes da mesa destacaram pontos importantes. 

Gabriel Medina destacou que “Viver a Juventude é um direito, mas nem todos têm a possibilidade de concretizar, seja porque precisa trabalhar ou por falta de oportunidades. Precisamos retomar o debate sobre o Plano Nacional de Juventude para termos um horizonte de mais mudanças em âmbito nacional”. 

A deputada Dani Balbi relembrou que “nos últimos dez anos, nos foi dito com o estatuto que o jovem tem o direito ao trabalho, à educação e à formação adequada. Precisamos debater o estatuto também na perspectiva dos direitos negados às juventudes esquecidas pelas políticas públicas. Os recursos precisam ir para onde está a juventude dos filhos da classe trabalhadora para promover uma mudança de dentro para fora”.  

Após o debate, ocorreu a apresentação do Grupo filhos do samba, encerrando o evento. 

O mês de agosto terá eventos voltados para jovens da Cidade Maravilhosa. A programação está disponível no site da Prefeitura do Rio de Janeiro: prefeitura.rio.

Deixe um comentário