Por Clara Jares, Joana Rodrigues, Juliana Santos, Maya Coelho e Luiza Oliveira. Foto de capa pela Facha. Fotos da matéria por Breno Padilha.
Com a volta das aulas e a ansiedade por mais um semestre pairando pelo pátio da faculdade, a FACHA realizou palestras com profissionais das mais variadas áreas, ex-alunos da instituição e a Atlética. Nos turnos da noite e da manhã, o auditório recebeu jornalistas, advogados, designers, fotógrafos, entre outros, com o intuito de fazer uma grande recepção para os alunos.
A Atlética abriu a semana de boas-vindas, os estudantes foram convidados a conhecer e participar nas diversas possibilidades, como: Atleta, Torcedor, Cheerleader, Integrante da Bateria ou Colaborador. A FACHA, representada pela Atlética, participa de diversos torneios esportivos no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil. Essa participação favorece a integração entre os alunos, momentos de diversão, prática esportiva e network. O ex-aluno, agora palestrante, Igor Dorilêo, atualmente repórter da BandTv, narrou sua trajetória nesse núcleo da faculdade, incentivou a participação de todos e respondeu às dúvidas da plateia.
No segundo dia de evento, Maurício Delayti, gerente de comunicação e marketing da FACHA, conduziu uma palestra sobre Comunicação 3.0: metaverso, IA, inovação e criatividade. Na sua apresentação, Maurício abordou assuntos como inovação, avanços da tecnologia e criatividade. A palestra levantou uma reflexão sobre o início da revolução da tecnologia até uma utopia do futuro da comunicação e do marketing. Com a existência da inteligência artificial e seus vários níveis, os avanços tecnológicos podem, no futuro, nos substituir por máquinas. O palestrante deixou o palco com o seguinte questionamento: como fazer parte da inovação e usar a criatividade humana a nosso favor para continuar a gerar valor para o mercado?
A primeira palestra do turno da noite contou com Fernanda Pereira, advogada criminalista com atuação na operação da Lava Jato, Greenfield e Postalis. Presente em diversos estados e cidades, fez parte do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, Polícia Federal e Justiça Federal do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Brasília. Atualmente trabalha na recuperação de ativos de fundos de investimentos. A advogada abordou o tema do Poder da Mídia nas Decisões Judiciais.
Na interseção entre a criatividade visual e o universo do rap nacional, um nome brilha com destaque: Matheus Pereira. Nascido em Nova Iguaçu, Matheus é ex-aluno da FACHA Méier. No segundo horário do turno da noite, o auditório recebeu o designer gráfico da Pineapple Storm com a palestra Rap & Design: Os caminhos do design gráfico no mercado do rap nacional. Matheus contou como funciona o processo de criação dos álbuns, além de compartilhar suas percepções dos caminhos do designer gráfico no mercado musical do rap nacional.









