De locadora virtual à gigante do streaming: a evolução da Netflix

Por Matheus Bisaggio. Fotos da matéria e foto de capa, reprodução: showmetech

A Netflix surgiu em 29 de agosto de 1997, criada pelos empresários Marc Randolph e Reed Hastings. No início, a empresa realizava a locação de DVDs com entrega e devolução via correios. A ideia de alugar filmes via correios era uma grande chance para aqueles que não contavam com uma locadora próxima de casa. 

No início do projeto, ainda em teste, recebeu o nome de Kibble, em referência a uma propaganda antiga que dizia “não importa o quão bom é o marketing da ração canina se o cachorro não comer”. Após o sucesso nos testes, em 14 de abril de 1998, foi lançado o site http://www.netflix.com, o primeiro destinado ao aluguel e vendas de DVDs online. Nesta época, ainda com poucos funcionários e pouco menos de 1000 títulos no catálogo. 

Em 1999, inovou disponibilizando um serviço de assinaturas que ofertava aos seus clientes alugar DVDs em quantidades ilimitadas e sem o compromisso datado de devolução, além de evitar multas. O serviço de assinatura oferecia também um teste gratuito que era concedido ao convidar um amigo, através de um código, para a plataforma. 

Em 2000, implementou o sistema de recomendações de títulos com base nos perfis de usuários. Nessa época, Reed Hastings tentou uma parceria, com a maior empresa de locações, a Blockbuster, que o recusou e anos depois veio à falência. 

Já em 2005, colocou à disposição de seus assinantes, o sistema de Perfis, assim cada membro da família pôde acessar seus filmes e séries favoritos, utilizando apenas uma conta. Ainda disponível, nesse sistema, cada perfil pode criar sua própria lista de filmes e séries favoritos ou que queiram assistir. 

Iniciou, em 2007, seu serviço de streaming, com exibição de filmes de forma totalmente remota, foi apresentado com a descrição “Watch Now”. Assim desde que houvesse conexão, o assinante poderia assistir qualquer série e filme, 24 horas por dia se quisesse. 

Porém, a novidade do streaming online funcionava apenas em computadores com o navegador Internet Explorer e havia um limite de horas de streaming gratuito de acordo com os planos de assinatura. Mesmo assim, o serviço de envios de DVDs via correios foi mantido, pois poucos eram os que tinham acesso ao Internet Explorer. Com o avanço da tecnologia e a chegada de parcerias, o Tudum começou a marcar presença em diferentes eletrônicos pessoais e/ou caseiros, como videogames, reprodutores Blu-ray e decodificadores de TV, bem em Smart TVs, celulares e smartphones. Isso fez a empresa ultrapassar em mais de 10 milhões suas assinaturas no ano de 2009.  

Visando expandir seus horizontes, abriu uma filial no Canadá em 2010. Ano em que também foi criada uma seção dentro da plataforma dedicada a títulos infantis. Chegou na América Latina e Caribe em 2011; Irlanda, Reino Unido e países Nórdicos no ano de 2012, batendo assim 25 milhões de assinaturas, depois veio Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Suíça em 2014, acumulando 50 milhões de assinantes. Foi só o começo da era internacional da Netflix que, com tamanha popularidade e visibilidade no mundo, fez as empresas da área televisiva começarem a incluir em seus controles remotos um botão que abria imediatamente o aplicativo. 

A empresa aproveitou o enorme alcance conquistado e começou a apostar em títulos feitos por eles com direção, atores e outros da equipe contratados pela própria empresa. Sua primeira produção original foi o Stand-up “Bill Burr: You People Are All the Same“, lançado em 2012. Também em 2012 estreava, a primeira série original, Lilyhammer. 

Em 2013 chegaram os primeiros seriados de sucesso da marca, além de oferecer serviço de streaming, foram lançadas “House of Cards”, vencedora de 3 Emmy Awards, incluindo a categoria “séries por streaming” na premiação, além de “Hemlock Grove“, “Arrested Development” e “Orange Is the New Black“. Em 2015 uma novidade, a produção e lançamento do 1º filme 100% original da produtora: “Beasts of No Nation“. Nesse mesmo ano, outra aposta, a primeira sequência de episódios com temporadas originais em outro idioma (sem ser o inglês), em uma comédia dramática mexicana, Clube dos Corvos (originalmente, Club de Cuervos), e o reality show Terrace House, o 1º original asiático. 

A ferramenta de descrições em áudio, voltada para inclusão de pessoas com dificuldades auditivas, estreou com a série “Demolidor”, feita em parceria com a Marvel, em 2015. O mesmo ano em que países como Austrália, Cuba, Itália, Japão, Espanha e Nova Zelândia receberam acesso à plataforma. 

A maior novidade apresentada foi em 2016, quando disponibilizou o recurso de download, possibilitando o acesso a diversos títulos de forma offline, para assistir a qualquer momento e em qualquer lugar, após baixado, independentemente da velocidade de conexão, já em que muitos lugares era difícil a acesso a alguma rede. 

Em 2018, conquistou 23 estatuetas no Emmy em séries como “Black Mirror“, “GLOW“, “Godless“, “Queer Eye” e “Seven Seconds“, com um total histórico, na época, de 112 indicações, isso a tornou o estúdio com mais indicações naquele ano. 

Com vários lançamentos e produções a todo vapor, vieram mais indicações em 2019, ano em que o estúdio e plataforma de streaming multimídia mais famosa do mundo, ganhou quatro estatuetas no Oscar com as produções de “ROMA” e “Absorvendo o Tabu“. Também foi esse ano em que recebeu seu primeiro Emmy de título interativo, com o episódio especial em formato de filme/evento intitulado “Black Mirror: Bandersnatch” da série original “Black Mirror”. Em 2020 se tornou a plataforma de streaming com a maior quantidade de indicações ao Emmy e ao Oscar. 

Com isso, as premiações vieram acompanhadas de um pacote de mudanças no sistema da plataforma. Entre elas, a implementação de um código PIN, um recurso de proteção para controle dos pais dos perfis de menores de idade lançado em 2018; lançamento de seu primeiro longa-metragem de animação original com Klaus em 2019; inauguração do TOP 10 com a exibição em lista das produções em alta da semana, o recurso foi disponibilizado em 2020, e recentemente o lançamento de jogos para smartphones em 2021. Com todas as novidades, em 2021, anunciou-se a marca de 200 milhões de assinaturas no mundo todo na plataforma. 

Com os feitos em níveis nacionais (EUA) e internacionais, a empresa sentiu a necessidade de expandir, ainda mais, o seu compromisso com a sociedade. Por exemplo, em 2020, quando criou o fundo emergencial “Hardship Fund“, para ajudar os trabalhadores, que foram impactados pela covid-19, da área de criatividade de produto, sendo 2% do saldo destinado a instituições apoiadoras das comunidades negras. Já em 2021, a Netflix lançou ao público produções sobre diversidade em formato filmes e séries, como a série “Sex Education”. 

No ano de 2020, pensando em inovar lançou-se no mercado de eventos com o “TUDUM Netflix”, com a primeira edição de forma presencial em janeiro, na cidade de São Paulo para os fãs brasileiros, com a segunda edição em novembro do mesmo ano, porém por meio de lives e vídeos por causa da pandemia. O sucesso do evento no Brasil garantiu a expansão para o nível internacional no ano seguinte, 2021, com o evento “TUDUM Netflix: A Global Event”. 

Com o sucesso do evento em São Paulo, foi lançado também o Almanaque TUDUM — uma espécie de enciclopédia com uma versão impressa e uma versão digital, em pdf. No almanaque vinham questionários e painéis que divulgavam as principais produções da gigante dos streamings, além de revelar boas curiosidades da plataforma. O almanaque ganhou, em 2021, uma edição especial em comemoração aos 10 anos de presença nacional da atual gigante dos streamings.  

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