A criação do cinetoscópio e os primeiros passos do cinema  

Por Roberto Fraga

De pequenos projetores até as grandes salas de cinema. De filmes mudos e em preto e branco até as grandes resoluções do IMAX. A indústria da sétima arte passou por inúmeras evoluções tecnológicas desde sua criação a mais de 100 anos. 

A criação do cinema se dá pela evolução da fotografia, até então a única forma de registrar, instantaneamente, uma imagem do mundo real. Mas para isso, foi necessário o esforço de diversos inventores da época. 

Em 1891, William K.L. Dickson e sua equipe de engenheiros, que operavam no laboratório de Thomas Edison, desenvolveram o cinetoscópio, um aparelho capaz de reproduzir uma sequência de imagens gravadas em pequenas tiras de filme, feitas a partir de uma película de celuloide capaz de guardar imagens, criada por Edison. Contudo, a exibição dessas pequenas animações se dava dentro da própria máquina. Somente em 1893, o projeto foi aperfeiçoado pelos irmãos Lumière, no invento chamado de cinematógrafo, que por sua vez era capaz de projetar, em outra superfície, as imagens gravadas nos filmes. 

No dia 28 de dezembro do ano de 1895, foi realizada na França a primeira exibição pública das projeções através do cinematógrafo. Em uma sala escura dentro do Grand Café, em Paris, foram projetados dez filmes de curta duração, como por exemplo “A saída dos operários da fábrica” e “A chegada do trem à estação de La Ciotat”. Ambos os filmes estão disponíveis hoje, de forma gratuita, no YouTube. 

A Saída dos Operários da Fábrica Lumière 1895 La Sortie de l’usine Lumière à Lyon 

Chegada de Um Trem na Estação – L’arrivée d’un train à La Ciotat 

Uma obra recente que retrata a história do cinema é o filme, vencedor de cinco Oscars, “A invenção de Hugo Cabret”, lançado em 2011, dirigido por Martin Scorsese, e baseado no livro homônimo do autor Brian Selznick. A história se passa no século 20, em uma aventura cheia de fantasia que relata os primeiros passos do cinema. O filme está disponível na plataforma Globoplay. Confira o trailer abaixo. 

A Invenção de Hugo Cabret – trailer 

Deixe um comentário