Crédito da Foto: aguiarbuenosaires.com
Texto e fotos Por Beatriz Neves
Inaugurada em 30 de junho, pelo Ministério da Cultura em parceria com o Bradesco, e com duração até 1 de outubro, a exposição sobre a vida da artista mexicana Frida Kahlo chega ao Rio de janeiro após temporadas na Europa, América do Norte, América Latina, São Paulo e Salvador.
Localizada no Forte de Copacabana, a exibição conta com textos bibliográficos sobre os mais diversos aspectos da vida da artista, de sua infância a seu legado para o mundo moderno. Além de painéis interativos, fotos e objetos que integram o espectador ao cenário e proporcionam uma visão imersiva de cada fase da vida de Kahlo.

Ainda no início do tour, vemos um grande altar fúnebre típico mexicano, com diversos elementos que remetem a Frida, e à cultura de seu país.

Ao longo do trajeto são expostos diversos estilos e linguagens artísticas diferentes. Como o painel de led e as “radiografias”, além de painéis digitais criados por inteligência artificial e uma sala inteiramente dedicada à moda e modelos inspirados em Kahlo.


A sala da moda é dedicada aos icônicos trajes da artista. Em parceria com a Mabô, marca de vestuário independente brasileira, a exposição conta com 6 manequins com looks da marca inspirados nas vestimentas da artista.
O amor de Frida Kahlo pela arte não excluiu a moda. Usando suas roupas como expressão de si como um todo, impedindo os olhares direcionados apenas para suas deficiências, mas para vê-la como era: pura arte.
A escolha da marca Mabô para a confecção das peças conversa diretamente com a vida da artista. Vestidos e saias bordados e pintados à mão por mulheres, como a própria Frida fazia os seus.
Os visitantes se tornam artistas na sala inspirada na escola “La esmeralda”, onde Frida deu aulas de pintura para crianças. São dispostos retratos em branco e giz de cera coloridos para o público e ao final, o retrato é transformado em um painel digital.

Ao final da exposição é exibido um vídeo de aproximadamente 15 minutos em realidade virtual. O programa é uma imersão cultural recomendada para toda a família e que proporciona uma visita à vida do ícone mundial que é Frida Kahlo.
A exposição continua até o dia 1 de outubro no Forte de Copacabana. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e variam de R$ 90,00 (inteira) à R$ 45,00 (meia entrada), e também é necessário a escolha do horário pela plataforma.

Excelente matéria! Vou visitar! Obrigada.
CurtirCurtir
Ótima matéria! Bem ilustrada e com as principais informações. Me interessei.
CurtirCurtir