Foto Acervo Pessoal
Por Breno Padilha
Em uma partida de tênis tem uma coisa muito importante que é o respeito pelo adversário. Esse é um esporte que pode ser jogado de forma individual ou em dupla. Cada jogador é responsável pelo desenvolvimento do jogo, mas, quando se joga em dupla, não se deve colocar o seu parceiro para baixo, pois é com ele que o jogador pode contar para ganhar a partida.
As regras são assim: cada set é formado por 6 pontos e cada game se conta 15, 30, 40 games. Quando fica 40 a 40, a vantagem é de quem faz os 40 pontos primeiro. Depois, quem fizer o ponto, leva o game. Tem partida que tem que ter dois sets e um time-break de 10 pontos, caso esteja 9 a 9, o jogo vai a 11. Se persistir o empate, o jogo continua indo a mais 2 pontos. Se tiver 5 a 5, o jogo vai a 7, se tiver 6 a 6, a partida vai para o time-break de 7 pontos.
Para o jogo ir a 3 sets, é necessário estar 1 a 1 e a decisão vai para o terceiro set. Isso acontece em torneios de 250, 500 e 1000 pontos. No Grand Slam, a partida é composta de 5 sets, no masculino. E o feminino são 3 sets. Com 3 a 0 ou 3 a1, o jogador ganha o jogo. Já se estiver 2 a 2, a partida vai para o quinto set.
O tênis é um esporte no qual a cabeça tem que estar muito bem para o jogador conseguir resolver os problemas que vão surgindo durante a partida, e com um parceiro, é preciso conversar sobre o que está acontecendo para seguir uma boa estratégia.
