Por Bruna Garcia. Imagem de capa: Reprodução: Showmetech.
Dia Internacional do Podcast é comemorado em 30 de setembro. A comemoração surgiu no ano de 2013 nos Estados Unidos e se expandiu no ano seguinte para os outros países com o objetivo de promover o meio mundialmente.
A ferramenta, criada no ano de 2004, surge como uma alternativa do consumo de informação e entretenimento para aqueles que possuem uma rotina rápida e agitada. Seguindo o formato de não linearidade, ou seja, que pode ser consumido quando e onde quiser, o podcast surge sob demanda, de acordo com a necessidade do usuário.
A palavra podcast surge da junção dos termos “ipod” que significa tocador de mp3 e “broadcast” que indica transmissão. Dessa forma, é considerado como um programa de rádio segmentado e gravado em mp3.
O jornalista, radialista da rádio Tupi e professor de Jornalismo da Facha, Alexandre Ferreira, comenta, “o podcast se presta a várias coisas, além da informação e do entretenimento, pode ser uma ferramenta de marketing e informação corporativa, ou seja, a empresa pode utilizar como maneira de interação com os funcionários para atingir objetivos dos mais diversos”. Além disso, também acrescenta que o meio surge como uma nova possibilidade, se enquadrando ao novo consumidor de notícias.
Para quem deseja iniciar o próprio programa de podcast algumas dicas são:
- Planejar e definir o público-alvo e o tema.
- Definir a caracterização do programa (ilustrações sonoras, frequência das postagens, convidados e linguagem abordada).
- Produção de roteiro.
No Brasil, também existe uma data nacional para comemoração do podcast que fica marcada no dia 21 de outubro. A data foi escolhida como forma de reconhecimento do primeiro podcast brasileiro chamado Digital Minds, lançado no mesmo mês em 2004.
Você ouve podcast? Diga nos comentários qual o seu preferido.
