Por Juliana santos. imagem de capa: Reprodução: https://eurocid.mne.gov.pt
O Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar é celebrado anualmente a 29 de setembro, e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício alimentar.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas infelizmente também é um dos países com o maior índice de desperdício de alimentos. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.

O desperdício no Brasil ainda acontece porque existe uma cultura muito forte em relação a sempre ter uma mesa farta todos os dias, assim como ter uma geladeira abarrotada de alimentos. Muitas famílias separam grande parte do orçamento para compras mensais, o que aumenta as chances de comprar itens desnecessários.
As perdas de alimentos estão localizadas nas fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte enquanto o desperdício faz parte das etapas de varejo e consumo.
O dia 29 de setembro é uma oportunidade para chamar a atenção tanto do setor público (autoridades nacionais ou locais) como do setor privado (empresas e indivíduos), para implementar medidas e ações de redução do desperdício alimentar, no sentido de restaurar e reconstruir sistemas alimentares melhores e mais resistentes. O não desperdício de alimentos começa desde cedo, na família e na educação das crianças que podem crescer com noções mais precoces de cuidado com as pessoas e com a natureza. Existem práticas simples que podem ser realizados por todos.

