Por: Elson Ribeiro. Foto capa. divulgação: GE.
Infelizmente se tornou normal os constantes casos de violência no esporte brasileiro, principalmente em estádios de futebol, hábito que cada vez mais vai afastando o público dos grandes eventos esportivos. O cenário perfeito pra qualquer amante de esporte seria a não violência em quaisquer modalidades esportivas, mas parece que está longe disso se concretizar, uma vez que sempre aparecem novas cenas envolvendo confusões entre torcedores.
No Brasil, algumas brigas nos arredores de estádios de futebol são marcadas com antecedência via internet, na maioria dos casos envolvendo torcidas organizadas dos times envolvidos, às vezes acarretando até em morte de pessoas. Situações que chegam aos extremo da violência e ainda assim se repetem em outras oportunidades.
A solução para acabar com esses casos violentos primeiramente deve partir da consciência de cada pessoa, entender que esporte é um meio de entretenimento e lazer, que não cabe qualquer tipo de violência. A partir daí criar medidas de segurança mais eficazes para combater torcedores que frequentam grandes eventos e estragam o espetáculo. Com isso, trazendo os verdadeiros torcedores de volta aos estádios e arenas e também atraindo novos públicos para o esporte.


