Por Luar Nogueira. Foto de Capa, Divulgação/Reprodução:FARM .

Um Compromisso com a Sustentabilidade
A moda eco-friendly é mais do que apenas roupas feitas com materiais naturais. É um movimento que valoriza a sustentabilidade em todas as etapas do ciclo de vida de uma peça de roupa. Isso significa escolher materiais sustentáveis, reduzir o desperdício durante a produção e garantir condições de trabalho justas para os envolvidos na fabricação. Esta tendência não é apenas uma moda passageira, mas uma mudança profunda que está moldando o futuro da indústria. Uma referência atual é a Maylyn and Co. é uma marca de moda sustentável, pois segundo a própria organização: “Nossa visão é promover uma abordagem sustentável para o design, produção e uso de roupas, contribuindo para tornar o mundo melhor e mais verde. Então, como fazemos isso na prática? Todas as roupas que fabricamos são produzidas com as práticas mais atuais de sustentabilidade do mercado, visando preservar o meio ambiente para as futuras gerações”.

Materiais Sustentáveis
Uma das características marcantes da moda eco-friendly é o uso de materiais sustentáveis. O algodão orgânico é cultivado sem o uso de pesticidas ou produtos químicos nocivos, reduzindo o impacto ambiental. Um exemplo interessante é da marca Svala, “criada com os seguintes valores em mente, que direcionam tudo o que fazemos: produtos veganos de alta qualidade, produzidos artesanalmente localmente e de forma ética com os melhores tecidos premium disponíveis, oferecidos sem a tradicional margem de lucro do varejo, com foco na sustentabilidade da marca e no ato de retribuir”. Cada bolsa Svala é forrada com tecido feito de algodão orgânico e poliéster reciclado, este último proveniente de garrafas plásticas.

Produção Responsável
A produção de roupas eco-friendly é caracterizada por práticas responsáveis. Isso significa reduzir o consumo de água e energia, minimizar o desperdício de tecido e adotar métodos de fabricação mais eficientes. As marcas que abraçam a moda sustentável estão comprometidas em reduzir seu impacto ambiental. Afinal, a moda pode ser linda e responsável ao mesmo tempo. Um destaque brasileiro é a Farm, com DNA carioca e ligado à um estilo de vida leve, a organização sustenta uma ideologia eco-friendly desde o seu nascimento. Em 2022 recebeu o Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, na categoria Setor Privado, pelo programa de reflorestamento “Mil árvores por dia, todos os dias”. O reconhecimento pela coalizão Estratégia ODS (que reúne sociedade civil, setor privado, governos e academia para discutir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil) é mais uma prova do compromisso da empresa carioca com a conservação do meio ambiente. Outro motivo comemorado é a neutralidade de carbono, segundo o relatório anual da organização são 23 mil toneladas de CO² compensados, assim alcançando 1 milhão de árvores plantadas nos biomas brasileiros

Comércio Justo e Ética
Além da sustentabilidade ambiental, a moda eco-friendly valoriza a justiça social. Marcas engajadas buscam garantir condições de trabalho justas para os funcionários e colaboradores ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso inclui salários adequados e um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. As marcas deste segmento geralmente são transparentes sobre suas práticas e compromissos, assim ajudam os consumidores a tomarem decisões informadas e a apoiar empresas que compartilham seus valores de sustentabilidade. Afinal, a moda pode ser linda e responsável ao mesmo tempo.
