Por Richard Carrasco. Foto da capa, Reprodução: Guia da Cozinha
Influenciadoras como Thaís Carla, Alexandrismos e Raíssa Galvão realizam um trabalho positivo ensinando seus seguidores a se autoaceitarem, o que é extremamente importante.
Principalmente porque ser magro, como vende a mídia, não significa necessariamente ser mais saudável. Aliás, muito pelo contrário, pois existem diversos biotipos diferentes e a questão da saúde vai muito além da aparência.
Persiste, porém, o fato de que a obesidade representa sim um grande risco para a saúde, em casos em que ela se dá pela falta de atividades físicas e excesso de alimentos com alta quantidade de açúcar, carboidratos e colesterol. Por isso, é importante se atentar à alimentação.
Programas como o Masterchef são extremamente populares atualmente, e a culinária, que hoje é um novo nicho do entretenimento, atraindo interesse crescente do público, pode ser uma aliada na prevenção à obesidade mórbida.
Antes de tudo, é preciso deixar claro que os carboidratos não devem ser cortados, pois são importantes; é necessário apenas um balanceamento. Um almoço com frango e batata inglesa cozida é extremamente saudável, bem como frutas no lanche da tarde, ótimo para introduzir estes alimentos na dieta de quem não tem o hábito de consumi-los.
A nutricionista Thayná Santos lista vegetais, que nunca podem faltar, que são ótimos também, como beringela, agrião, aipo, couve-flor, palmito, pepino e tomate são opções para uma salada livre; sanduíches naturais com pão integral, atum, requeijão light e acompanhados por suco natural fazem o lanche ideal.
O arroz branco e o macarrão, que geralmente são evitados quando se fala em alimentações preventivas à obesidade, se cozidos podem permanecer na dieta. Filé de peixe grelhado ou assado, batata doce cozida sem sal e alcatra assada são ótimas opções para a janta.
Assim, é nítido que uma alimentação saudável não significa que seja restritiva; acima foi possível ver que muitos dos alimentos ideais são sim gostosos, e além disso, em nenhum momento se falou em restrição aqui. Nada precisa ser cortado, apenas balanceado. A palavra-chave aqui é, acima de tudo, o equilíbrio.
