“DIVERSIDADE SEXUAL E CIDADANIA LGBTI+” foi a segunda palestra da manhã de terça-feira

Por Pedro Teixeira. Divulgação/Reprodução: Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).  

O coordenador do Grupo Arco Íris, organização que atua na qualidade de vida da comunidade LGBTI+, Júlio Moreira veio até a FACHA para palestrar acerca do tema: Diversidade Sexual e Cidadania LGBTI+.

Durante o evento, Júlio explicou sobre o Grupo Arco Íris, organização que coordena. O projeto trabalha na melhoria nos diversos eixos: defesa, garantia e promoção de direitos, prevenção, diagnóstico e atenção em infecções sexualmente transmissíveis e doenças sexualmente transmissíveis, apoio psicológico, convivência comunitária etc.  

A organização foi fundada em 1993 e é totalmente sem fins lucrativos. Possui vários parceiros, como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ela está localizada na Rua da Carioca, nº 45 – Centro.  

O palestrante explicou sobre alguns casos de LGBTIfobia no Brasil, e o termo em questão, diante de algumas dúvidas dos participantes da palestra.  

Foram mostrados dados impressionantes sobre como a segurança da comunidade LGBTQIAP+ é atacada e discriminada. De acordo com as informações obtidas pelo Anuário de Segurança Pública, a violência contra a população LGBTI+ houve um aumento de 35,2% em agressões, 7,2% em homicídios e 88,4% em estupros. 

Vale ressaltar que a homofobia é crime e a LGBTIfobia é reconhecida como ato de racismo, previsto na Lei 7.716/1989. Ainda existem as leis estaduais como a RJ 7.41/2015 que é descrita como punições para estabelecimentos que praticam discriminação.  

A palestra faz parte do FACHA Festival que iniciou na segunda-feira (09/10) e foi até quarta-feira (11/10).  

Veja a seguir fotos e vídeo sobre a palestra feitas por Breno Padilha. 

Deixe um comentário