Por Bruna Garcia. Reprodução: Grupo Cataratas.
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor completa 92 anos no feriado de Nossa Senhora Aparecida. O ponto turístico fica localizado no topo do morro do Corcovado e recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano. Um dos visitantes desse ano foi o atual morador do Rio de Janeiro, Marcos Araújo, que comentou que a experiência é incrível, e acessou o local através de uma trilha de nível médio que começa no Parque Laje com duração de cerca de três horas.
A idealização do monumento surgiu através de uma sugestão do padre Pierre Marie Boss, que gostaria de prestar homenagem à Princesa Isabel, mas a mesma afirmou a preferência por uma estátua que honrasse o “Redentor dos homens”. Assim, a construção contou com doações que vieram em grande maioria dos católicos brasileiros.
O Cristo é composto por concreto armado e pedra sabão, que possui resistência a processos erosivos. Além disso, apresenta um estilo em Art Déco e foi construído em diversas partes numeradas que foram trazidas da França para o Brasil para serem montadas. A estátua também conta com um coração que pode ser observado tanto do exterior como do interior da obra.
Nascido no Rio de Janeiro, João Lopes comenta, “apesar de ter nascido e morar no Rio, eu infelizmente não tive ainda uma oportunidade de visitar o Cristo. Na minha opinião, é um dos pontos turísticos com uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Eu espero conseguir ir em breve”. Sendo assim, para aqueles que como o João possuem o desejo de conhecer o local, abaixo estão algumas informações importantes:
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h às 19h.
- Acesso por meio de trem e vans sofre alterações no preço do ingresso de acordo com a época do ano. Garante tanto o transporte de ida e volta, além da visita ao Cristo.
- Se a escolha do visitante for a de acessar o local por meio de trilhas, ainda sim é necessário o pagamento de ingressos.
- Não há estacionamento para carros nas redondezas da estação do trem no Cosme Velho.
- Não há estacionamento próximo ao Cristo Redentor, por isso não vale a pena ir de carro.
- Sempre importante garantir os ingressos de forma online para evitar filas de longa espera.
- As vans têm dois pontos de saída, um na Praça do Lido em Copacabana, e o outro na Praça do Largo do Machado.
