Dia Internacional da Mulher Maravilha 

Por Breno Monteiro. Imagem de Capa, reprodução: G1.

O dia 21 de outubro foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher Maravilha. A data tem como objetivo a luta pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, a ONU nomeou a super-heroína como embaixadora e símbolo deste movimento. A personagem da Mulher Maravilha completa 82 anos em 2023.  

Qual a história da Mulher Maravilha? 

A heroína, na verdade, se chama Princesa Diana e foi criada junto com as guerreiras amazonas na ilha Paraíso, as amazonas são treinadas na ilha para se tornarem guerreiras fortes e vigorosas, e foi lá que Diana recebeu seus poderes dos deuses gregos. Os poderes da Diana são a superforça, o voo, cura, agilidade, reflexos, entre outros.  

Reprodução: Warner Bros. Animation.

Os braceletes usados pela Mulher Maravilha são inquebráveis e foram criados a partir de restos do escudo de Zeus, Deus do Trovão. Eles são utilizados para atacar e para defender, mas a sua principal função é conter a enorme força da amazona. Outro acessório muito presente com a heroína é o Laço, cujo poder é fazer as pessoas dizerem a verdade.

Dr. William Moulton Marston, criador da personagem Mulher Maravilha. Reprodução: IMDB.

A personagem foi criada pelo inventor do detector de mentiras (polígrafo), psicólogo e escritor norte-americano, William Moulton Marston. Inspirado pela esposa, William teve a ideia de criar uma heroína que lutasse contra as injustiças. Pertencente ao universo da DC Comics, a Mulher Maravilha é um sucesso da cultura Geek e Pop tendo diversas aparições em filmes e séries de televisão.  

Lynda Carter como Mulher Maravilha. Reprodução: Glamour Globo.

O primeiro filme solo da Mulher Maravilha foi lançado em 1974 para a televisão com a Cathy Lee Crosby no papel de Diana, no ano seguinte, Lynda Carter interpretou a heroína na série “A Mulher-Maravilha”. Já nos cinemas, a Mulher Maravilha apareceu pela primeira vez no filme “Batman vs Superman (2016)”, sendo interpretada por Gal Gadot. Em 2017, a atriz voltou a atuar no filme solo, “Mulher-Maravilha”. A produção foi um sucesso de bilheteria e ganhou uma sequência em 2020, “Mulher-Maravilha 1984”. 

A atriz Gal Gadot como Mulher Maravilha. Divulgação: Warner Bros. Pictures. / DC Comics.

Curiosidades!

No início, o nome da heroína seria “Suprema, a Supermulher, mas por ser parecido com o de Superman, os criadores decidiram que usariam o “Wonder Woman”, que na tradução para o português tornou-se Mulher-Maravilha. 

Popularmente conhecido pela criação da personagem da Mulher Maravilha, William Moulton Marston inventou o detector de mentiras que poderia ser chamado de detector de verdades, com o objetivo de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor; curiosamente a arma da Mulher Maravilha é o laço da verdade. 

A Princesa Diana utilizava o pseudônimo, Diana Prince, para se aproximar do mundo dos humanos no universo da DC Comics.  

Nos anos 1960, a personagem passou por mudanças. O uniforme da heroína ganhou novas versões, inclusive nesta nova versão da Mulher Maravilha, ela aparece sem poderes, fase que durou até 1972, quando ela retornou à Liga da Justiça.  

Você sabia que existia o Dia Internacional da Mulher Maravilha? Conte para nós o que achou da matéria nos comentários abaixo! 

Um comentário sobre “Dia Internacional da Mulher Maravilha 

Deixe um comentário