A Ascensão do Fortaleza no Futebol Sul-Americano 

Por Elson Ribeiro. Foto de capa: Mosaico Fortaleza. Divulgação: André Almeida – SVM.

Com 105 anos de história, o Fortaleza Esporte Clube coleciona momentos históricos no futebol nos últimos 7 anos. Popularmente conhecido como o Leão do Pici, o tricolor cearense  ascendeu de forma surpreendente no cenário nacional do futebol a partir de 2017, quando foi vice-campeão da Série C e conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018.  

Em 2018, no ano de seu centenário, o Fortaleza fez uma campanha histórica na Série B, liderando o campeonato em 36 das 38 rodadas e se sagrando pela primeira vez em sua história campeão nacional. No ano seguinte, o Leão voltou a ser campeão cearense e de forma inédita foi campeão da Copa do Nordeste. Já no Campeonato Brasileiro de 2019, o tricolor conseguiu, pela primeira vez em sua história, a classificação para uma competição internacional, a Copa Sul-Americana de 2020. Em 2020, o Fortaleza foi bicampeão Cearense, de forma consecutiva, com Rogério Ceni marcando época no clube após tantas conquistas. 

Em 2021, com a chegada do novo técnico, o argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza foi tricampeão cearense de forma invicta (algo que o clube não conseguia há 75 anos em sua história e no campeonato  não acontecia há 53 anos), chegou nas semifinais da Copa do Brasil e foi quarto lugar no Campeonato Brasileiro. Sendo assim, garantindo acesso direto à fase de grupos da Copa Libertadores. 

Em 2022, ainda sob o comando de Vojvoda, o Leão conquistou o tetracampeonato cearense consecutivo, o bicampeonato da Copa do Nordeste (2019, 2022) e terminou a Série A do Brasileirão em oitavo lugar, garantindo acesso à Pré-Libertadores. 

Em 2023, o tricolor conquistou o pentacampeonato cearense de forma consecutiva,  flutua pela parte de cima da tabela do Brasilerão até o momento e com a eliminação na terceira fase da Pré-Libertadores, foi transferido para a Copa Sul-Americana e com uma campanha histórica chegou à grande final da competição, contra a LDU (Equador). Pela primeira vez em sua história chegando à uma decisão internacional, o torcedor tricolor vive um momento de êxtase com o time e mesmo com a derrota do título é uma temporada que fica marcada positivamente para o clube e para a torcida do Leão. 

Jogadores do Fortaleza. Foto por Mateus Lotifi – Fortaleza.

Deixe um comentário