MC Marcinho, uma lenda do funk brasileiro que transformou gerações

Por Manuella Pittzer. Foto de capa: montagem (acervo pessoal)

Mc Marcinho – seu legado cheio de sucessos icônicos.  

Marcio André Nepomuceno Garcia, conhecido artisticamente como MC Marcinho, com apenas 45 anos, deixou uma marca inapagável como um dos criadores do funk melody e autor de grandes hits.  

MC Marcinho, carinhosamente apelidado de Príncipe do Funk, foi um dos nomes mais conhecidos na história da música no Brasil. Ele deixou um legado musical diversificado que enriqueceu o cenário de músicas brasileiras, especificamente do funk. Com um talento diferenciando, cheio de energia, seus shows eram marcados por muita alegria e entusiasmo, sua presença nas festas e programas de auditório ajudou a expandir os ritmos em todo o país.  

Marcinho foi um dos pilares da Furacão 2000, nos anos 1990, conquistou os corações das pessoas com suas letras que narravam as experiências cotidianas da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. 

Sua música de maior sucesso foi a canção “Glamurosa”, de 2001. A canção foi inspirada na Xuxa, segundo ele, que se apresentava com frequência no programa da apresentadora. 

Afinal, quais foram as marcas deixadas? 

MC Marcinho não apenas trouxe o funk para o cenário nacional, mas também elevou o nível artístico ao explorar temas conscientes e relevantes em suas músicas. 

Em uma das suas entrevistas, refletiu sobre o compromisso artístico que tinha; “na minha geração, eu acho que as letras eram mais bem elaboradas, era uma letra mais consciente e tal”. Mc Marcinho foi e sempre será uma lenda do funk, deixando uma influência duradoura nas gerações atuais e futuras. 

Deixe um comentário