Por Elson Ribeiro. Foto de capa: Lucas Figueiredo – CBF.
Com o São Paulo se sagrando campeão da Copa do Brasil, a LDU da Copa Sul-Americana e o Fluminense da Copa Libertadores, todos os times da séria A voltam a focar totalmente na reta final do Campeonato Brasileiro.
Com isso, as 20 equipes só jogarão o Brasileirão até o fim do campeonato, dia 6 de dezembro, e as disputas nas partes alta e baixa da tabela acirram ainda mais a cada rodada. Sem vencer há 6 jogos, o Botafogo viu o Palmeiras tomar sua liderança após 31 rodadas como líder. Com isso, o Alviverde chegou aos 62 pontos ultrapassando o Glorioso que está com 60 na vice liderança, mas com um jogo a menos.
Equipes como Grêmio, Bragantino, Atlético Mineiro e Flamengo vêm numa crescente nas últimas rodadas e completam a lista de seis times que ainda brigam pelo título. Assim como Botafogo, Bragantino e Flamengo também têm um jogo a menos com relação aos demais. O Massa Bruta e o Rubro-Negro se enfrentam num confronto direto, resultado que colocará ainda mais emoção no campeonato.
Já na parte baixa da tabela, o América Mineiro foi o primeiro time a ser rebaixado para a série B e o Coritiba já está virtualmente na série B também, ou seja, ainda sobram duas vagas ao rebaixamento. O Cruzeiro (décimo sétimo colocado) enfrenta o Vasco (décimo quinto colocado) proporcionando um confronto direto para ficar fora da zona. Seis times têm a diferença de 8 pontos próximo ao Z4, a disputa também está acirrada pela permanência na elite do futebol brasileiro e o campeonato ganha emoção dupla em sua reta final.
