Por Arthur Líbero. Imagem Capa/Reprodução: Cine Goiânia.
Um dos principais problemas a serem enfrentados pela humanidade no século XXI é o consumo exagerado, que traz consequências não só para o planeta, como o aumento do lixo acumulado, mas também para a própria sociedade que sofre, cada vez mais, com distúrbios mentais como a depressão e a ansiedade.
Ao longo do tempo, vários filmes foram lançados problematizando esse tema e alguns deles são, inclusive, considerados clássicos ou sucessos de bilheteria, confira agora alguns exemplos.
1- Wall-e (2008)

Um dos maiores sucessos da Disney-Pixar, o filme “Wall-e” retrata a aventura de um robô enviado pelos seres humanos para limpar o planeta terra que ficou tomado por lixo acumulado após o consumo exagerado dos seres humanos que, por sua vez, foram se abrigar em uma nave espacial.
O filme abre um debate acerca do que se pode fazer para que o futuro não seja o mesmo mostrado na animação, trazendo muitas crianças e pais a refletirem sobre o assunto.
Onde assistir: Disney Plus, Telecine e Google Play
2- Criança, a Alma do Negócio (2008)

O documentário produzido pela cineasta Estela Renner, fala sobre a publicidade infantil, proibida desde 2017, e os efeitos negativos do consumismo infantil, que ficou cada vez mais frequente ao longo dos anos.
No longa, são trazidos temas como a desigualdade entre as crianças brasileiras e a erotização infantil como problema em questão.
Onde assistir: Youtube e Videocamp
3- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Na trama, a jornalista de finanças, Rebeca Bloom, não consegue controlar suas próprias finanças e se torna uma consumidora compulsiva.
O filme mostra como essa prática pode acarretar outros problemas, como o vício e como é importante identificar e procurar ajuda caso isso aconteça.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Youtube e Disney Plus
4- Capitalismo – Uma História de Amor (2009)

Nesse documentário, o escritor e documentarista Michael Moore denuncia a sociedade capitalista americana e mostra como ela faz com que as pessoas consumam sem parar, viciando as pessoas com propagandas, descontos, promoções e “vantagens”.
Como em qualquer documentário seu, Moore não poupa críticas ao governo e promove uma reflexão acerca do tema com o público
Onde assistir: Disney Plus, Amazon Prime Video, Star Plus e Claro Video
5- Obsolescência Programada (2011)

O documentário espanhol “Obsolescência Programada”, produzido por Cosima Dannoritzer, é o resultado de três anos de pesquisas que resultaram em imagens, dados e investigações sobre o problema, que é resultado do consumo exagerado por parte das pessoas. Ao mesmo tempo em que ilustra a realidade, o longa traz a análise de economistas e intelectuais sobre o assunto.
Onde assistir: Youtube
6- Até Que A Sorte Nos Separe (2012)

Uma das comédias brasileiras de maiores sucessos de bilheteria, Até Que A Sorte Nos Separe conta a história de um casal, Jane e Faustino, que ganha na loteria, mas, devido ao consumo exagerado, consegue gastar tudo e ficar no vermelho.
Além de tratar sobre o tema, a comédia também fala sobre a má administração do próprio dinheiro e de suas consequências.
Devido ao grande sucesso, o longa ganhou duas continuações e se tornou a primeira trilogia nacional de grande sucesso no Brasil.
Onde assistir: Netflix, Youtube, Globo Play, Telecine, Apple TV e HBO
