Por Elson Ribeiro. Foto de capa: Arrascaeta Lamentando. Foto: Buda Mendes, reprodução Getty Images.
Acostumado a vencer grandes campeonatos, principalmente nos últimos anos, o Flamengo em 2023 já perdeu 6 disputas de títulos e em algumas delas de forma vexatória. Com o investimento de 222 milhões de reais em contratações no ano, a equipe carioca está deixando a desejar dentro de campo. A principal crítica dos torcedores rubro-negros é com relação à má gestão da diretoria do clube.
Nesse ano, o Flamengo foi derrotado pelo Fluminense nas finais do Campeonato Carioca, com o segundo jogo sendo com o placar de 4 a 1 a favor do tricolor. Perdeu para o Palmeiras na final da Supercopa do Brasil. Em mais um vexame, o time da Gávea foi derrotado pelo Al-Hilal (Arábia Saudita), pela semifinal do Mundial de Clubes, posteriormente ficando com a terceira colocação do Campeonato.
Como atual campeão da Copa Libertadores, jogou a Recopa Sul-Americana e perdeu para o Independiente Del Valle (Equador), nos pênaltis, com o Maracanã lotado. Defendeu o título da Libertadores e foi eliminado nas oitavas de final para o Olímpia (Paraguai), depois de ter vencido o primeiro jogo em casa por 1 a 0, perdeu fora de casa com o placar de 3 a 1.
Novamente nessa temporada defendendo o título de atual campeão, dessa vez da Copa do Brasil, O Flamengo chegou até a final diante do São Paulo e perdeu o primeiro jogo em casa por 1 a 0, de novo com o Maracanã lotado e empatou o segundo em 1 a 1, no Morumbi. Sendo assim, a equipe paulista ficou com o título.
Dentre tantas derrotas no ano, restou o Campeonato Brasileiro para o Flamengo sonhar com a taça, ainda com chances de título, o rubro-negro briga na parte alta da tabela e quer alcançar o topo mais alto do principal campeonato nacional.
