Por Elson Ribeiro. Foto: Thiago Ribeiro – AGIF
Depois de uma campanha ruim no início do ano pelo campeonato carioca, o time do Botafogo não era considerado um dos favoritos ao título do campeonato brasileiro, não só pelo má momento mas também pelo elenco ser composto na maioria por jogadores desconhecidos no cenário nacional. Porém, mesmo com a baixa expectativa de seus torcedores, o Alvinegro começou o brasileirão surpreendendo a todos, não só pelos bons resultados mas pela forma que estava jogando, encantando a todos.
O Botafogo emplacou um estilo de jogo próprio, com muitos toques de bola e ligação rápida entre a defesa e o ataque, sendo liderado pelo técnico português Luís Castro, que era reverenciado em todos os jogos do time em casa, no estádio Nilton Santos. Tiquinho Soares, Tchê Tchê e Lucas Perri foram os destaques na boa fase do time durante todo o primeiro turno do campeonato. O Glorioso chegou à primeira colocação na terceira rodada e assim permaneceu mais de 30 rodadas, chegando a abrir 13 pontos de vantagem do vice-colocado da competição, fazendo a melhor campanha do primeiro turno da história do brasileirão, tendo 10 vitórias em 10 jogos em casa.
Contudo, mesmo com tantas vantagens a seu favor, o Fogão está deixando a desejar no segundo turno e já não depende mais de si próprio para conquistar o, agora, improvável título brasileiro, conquista que não vence há 28 anos. Após sequência de jogos ruins e resultados negativos, o Botafogo viu sua larga vantagem ir diminuindo a cada rodada e, com isso. outros times criando chances de título.
O estopim da má fase do clube na competição aconteceu na trigésima primeira rodada, enfrentando o então vice-colocado Palmeiras, no Rio de Janeiro. Para muitos, foi o melhor primeiro tempo do Botafogo no campeonato, abrindo 3 a 0 no placar dominando o jogo e consequentemente o pior segundo tempo também, cedendo a virada por 4 a 3 ao time paulista. Desde então, o Glorioso acumulou resultados frustrantes dentre derrotas e empates cedidos nos últimos minutos de jogo e perdeu a liderança da série A. O Botafogo ainda tem chance de conquistar o título mas se tornou pouco provável pelo momento ruim da equipe carioca.
