Por Rafaella Acioli
O samba é um ritmo que exala brasilidade e resgata a ancestralidade, especialmente do povo preto. No Rio de Janeiro, é um dos ritmos mais amados e aclamados pela população, além de ser parte fundamental da nossa formação cultural. No dia 2 de dezembro é comemorado o dia do samba, data que celebra toda a importância desse ritmo que mistura a sua história na história da nossa cidade maravilhosa. Confira as tradicionais comemorações espalhadas pela cidade.
TREM DO SAMBA
O tradicional trem do samba parte da estação Central do Brasil com destino à Oswaldo Cruz, bairro sede da Portela, maior campeã do carnaval carioca. São trens que contam com a presença de rodas de samba em todos os seus vagões e garantem a diversão do público.

SAMBA DE CABOCLO
O evento, que acontece em Padre Miguel, traz comemoração em dose dupla: além do dia do samba, o dia de Santa Bárbara/Iansã também é festejado. A festa, este ano, aconteceu no dia 04/12, a partir das 17h.

SOM BRASIL COM ZECA PAGODINHO
O tradicional programa da Globo que homenageia a vida e a arte de diversos cantores escolheu a semana do dia do samba para celebrar Zeca Pagodinho, em 2023, um dos grandes nomes do ritmo no Brasil. O programa que reproduziu um botequim em seu cenário foi exibido no dia 04/12, após a novela Terra e Paixão e contou com a participação de grandes nomes do samba como Jorge Aragão, Teresa Cristina e Bira Presidente.

