Confira bar tijucano para apaixonados por música e futebol

Por Joana Rodrigues

“Futebrasa” é um restaurante/bar carioca localizado na grande Tijuca, rua Baltazar Lisboa, 67. Um ambiente caloroso, acolhedor, com espaço ao ar livre e temática toda voltada para o futebol. O restaurante contém um cardápio de comidas e bebidas típicas da cultura brasileira, como: comidas nordestinas, churrasco, diversos petiscos à brasa, cervejas geladas, drinks com guarnições diferenciadas, sucos, shots, batidas, refrigerantes… tem espaço para todos os gostos! E é claro, a boa música ao vivo que não pode faltar nos bares cariocas! 

Esse ano, em 06 de abril de 2023, o restaurante sofreu um grave incêndio e o bar teve que fechar por um tempo. Abaixo algumas fotos de antes e depois: 

Foto: Equipe do restaurante.

Um dos donos do restaurante, Marcos Durra, 38 anos, formado em Administração de Empresas, diz que provavelmente o incêndio foi causado por causa de uma sobrecarga, porém não foi conclusivo. Marcos descobriu o incêndio através de um vizinho e cliente do bar.  “Várias pessoas fizeram contato logo cedo”, diz ele.  

Agora o bar está “novinho em folha”. Ele foi reformado e volta à ativa como nunca! A reinauguração aconteceu há poucos meses, no dia 12 de agosto de 2023. 

Marcos conta como está a volta do bar depois do acidente, “graças a Deus voltamos mais fortes, melhoramos nossas estruturas, desenvolvemos um cardápio mais amplo e estamos conseguindo atingir todas as nossas metas propostas”. 

Montagem das fotos da equipe do futebrasa e do artista Álvaro Lucio.

Marcos Durra fala um pouco a trajetória do “Futebrasa”, “empreender sempre foi uma vocação e o bar particularmente sempre foi o foco maior. Trabalhei durante anos na área financeira e quando tive a oportunidade de migrar para um negócio próprio não perdi a chance. Minha intenção sempre foi unir 4 pilares que o carioca e o brasileiro de um modo geral curtem bastante: futebol, cerveja, churrasco e samba. E como sempre tive contato com o mundo do futebol, busquei conciliar essas frentes todas pra criação do bar. Mantivemos uma pegada nordestina que já era sucesso anteriormente e agregamos com novos e variados pratos desenvolvidos tanto no braseiro quanto na cozinha”. O que o bar “Futebrasa” agrega para a cultura brasileira? Marcos responde: “trabalhamos com a culinária de outros estados, abrimos um espaço para diversidade de estilos musicais de quinta à domingo”. 

“Futebrasa” funciona de terça à domingo. E aos domingos tem samba de raiz com muita qualidade representado pelo músico Álvaro Lucio.  

Foto: Equipe do restaurante.

Álvaro Lucio, 56 anos, violonista, professor de música e luthier, explica o que significa o samba na vida dele: “comecei a estudar música e fui me envolvendo naturalmente com ela, até que ela realmente se tornou a minha profissão. O samba é cultura e entretenimento, preserva raízes, conta a nossa história. Eu gosto de samba, porque me sinto feliz tocando samba. Não é à toa que o samba foi considerado patrimônio cultural, porque ele é realmente muito importante na nossa cultura. No “Futebrasa”, eu desenvolvo um trabalho de duo tocando samba, intitulado “Samba em dois”, onde tenho a oportunidade de convidar amigos, em geral percussionistas e cantores, que se apresentam junto comigo… É muito prazeroso, um ambiente familiar onde temos encontros dominicais muito agradáveis”. 

Artista Álvaro Lucio conta que foi o primeiro músico a começar a tocar no “Futebrasa”, “um dos donos da casa, Alcides, me encontrava em alguns trabalhos que eu fazia e alimentávamos essa ideia, até que rolou, eu tive a alegria de inaugurar a música no Futebrasa.” 

 Marcos Durra diz que o samba está na alma do carioca, “o samba tá na alma do carioca, e nossa ideia foi suprir uma carência que existe nas redondezas. Graças a Deus essa iniciativa foi muito bem quista pelos vizinhos e clientes que hoje conseguem ter um almoço em família desfrutando de um samba de boa qualidade”. 

Uma programação cultural para passar o fim de semana com a família. Como Djavan diz na música: “um dia frio, um bom lugar pra ler um livro”. No Futebrasa tem “um dia de sol, um bom lugar pra ouvir um samba”! 

Deixe um comentário