Por Rafaella Acioli
O bairro de Barra de Guaratiba está localizado na zona oeste do Rio, entre os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Campo Grande. Apesar de todas as belezas, ainda é um local pouco explorado turisticamente e mais conhecido por moradores das redondezas. O bairro é litorâneo e encanta por belas praias, mas também conquista os aventureiros com trilhas e atividades radicais. O local encanta pela gastronomia, especialmente para os amantes de frutos do mar que encontram qualidade e preço baixo nos restaurantes, já que a área é pesqueira. Confira as principais dicas para conhecer e se encantar com esse pequeno paraíso no meio da cidade maravilhosa.
Restaurantes:
Apesar de terem os frutos do mar como carro chefe, os restaurantes de lá servem de tudo! Carnes, massas, aves. Entre os restaurantes mais conhecidos e recomendados da região estão o Tropicana (Estrada Roberto Burle Marx, 130), o MaxCana (Estrada Leônidas Cardoso, 2013) e o Marambaia Beach (Estrada Roberto Burle Marx, 9338).

Praias:
As praias são, com toda certeza, a maior atração desse lugar! São diversas opções para todos os gostos, mas todas são extremamente encantadoras!
Além da praia de Grumari que pode ser acessada de carro, as praias do Perigoso, praia dos Búzios e praia do Inferno são os encantos da área e têm as águas super tranquilas. Mas, diferente da primeira, as outras praias só poder ser acessadas através de trilhas ou de barco.

Trilhas:
Outro grande atrativo do bairro são as trilhas. Além das trilhas que levam às praias escondidas, a famosa trilha da Pedra do Telégrafo encanta os aventureiros. Além da vista deslumbrante, a Pedra chama atenção pela ilusão de ótica que causa nas fotos. A trilha possui extensão de 2km e dura, em média, 40 minutos.

Pousadas:
O bairro oferece diversas pousadas para os que querem esticar a visita. Dentre as mais recomendadas estão a Pousada do Sérgio (Estrada Roberto Burle Marx, 9555), a pousada Le Relais de Marambaia (Estrada Roberto Burle Marx, 9346) e Marambaia Beach (Estrada Roberto Burle Marx, 9338), todas com vista para o mar.

Sítio Burle Marx:
Ainda tem espaço para um passeio cultural! O sítio foi a casa do arquiteto e paisagista durante a sua vida. Hoje, abriga uma grande coleção de espécies de plantas tropicais e subtropicais de todo o mundo, contando com mais de 3.500 especiais. O sítio ainda oferece uma visita guiada pela parte arquitetônica da vida de Roberto, mostrando algumas obras do paisagista.

