Por Rafaella Acioli. Foto de capa, Reprodução: Freepik.
O Natal é época de comunhão, de família, de presentes e, claro, de muita comida boa! As ceias são tradição nas mesas brasileiras e contam com pratos habituais e outros nem tanto. Algumas dessas delícias são tão difundidas que geram até piadas, como a do pavê ou “pacumê”, em referência a sobremesa pavê. Confira a lista dos pratos natalinos mais tradicionais para ajudar na sua ceia.
Chester:
Considerado uma das estrelas da mesa, é uma ave temperada e assada, em alguns casos até recheada de farofa.

Arroz natalino:
Um prato polêmico, já que na maioria das casas esse arroz leva uvas passas e divide opiniões das pessoas que amam e das que odeiam a fruta. Além dela, outros ingredientes como cenoura, milho, ervilha, bacon e presunto incrementam o tradicional arroz de todos os dias.

Salpicão:
Outro acompanhamento que é xodó dos brasileiros! Ele é composto, basicamente, por frango desfiado, maionese, cenoura ralada e batata palha, podendo ser complementado com milho, ervilha, queijo, entre outros ingredientes. Esse prato pode ser servido quente ou frio.

Pastel:
Não é um prato especificamente natalino, mas é sempre usado como uma opção de petisco fácil e acessível para a noite de Natal. Podendo ser de carne ou de queijo, a fritura já faz sucesso na ceia.

Rabanada:
O doce mais famoso do Natal! É feito a partir da fatia de um pão específico (parecido com uma baguete), que é molhado num creme de ovos, leite e leite condensado. Após ser encharcada, essa fatia é frita em óleo quente e empanada no açúcar e na canela.

