Por Arthur Líbero, Joana Rodrigues e Matheus Bisaggio.
O início de mais um semestre não seria diferente. Na segunda, 26/02, a Facha recebeu os novos calouros e os veteranos de volta à instituição.
Os estudantes participaram de atividades promovidas pelo FachaHub, entre elas estão “Cápsula do tempo”, na qual em uma pequena folha de papel escreveram para o seu eu do futuro algo sobre o curso, faculdade ou o que quisessem; “O que você fez?”, em um post-it que escreveram um filme/série, a música do verão ou algo relacionado a suas férias e prenderam em um banner no pátio; entrevistas e um quiz sobre a premiação do Oscar. Além disso, em todas as atividades os participantes ganharam brindes que vão desde broches até descontos em restaurantes.
Além disso, o Ibeu está com estande para tira-dúvidas sobre os cursos ofertados.

No quesito animação e expectativa, a aluna Laís, que está no 1° período do curso de Jornalismo, ressaltou a “animação para conhecer os colegas e para as aulas que acontecerão nos laboratórios”. Já aluna Leidijane Chaves, do 4º período de Design Gráfico, colocou em destaque “a acessibilidade e coerência da Faculdade e finaliza dizendo que a Facha é #TBD, ou seja, tudo de bom”.
No horário da manhã, o novo semestre começou com a palestra “Storytellyng de trailer – Promo TV Globo”, trazendo uma discussão sobre os processos para o desenvolvimento do roteiro de um trailer, com os publicitários Fabrício Figueiredo e Paula Lobato, que trabalham na PROMO Globo, responsável pela criação de trailers, chamadas de novelas, teasers, com o fim de trazer mais audiência para a maior empresa de comunicação do país.
No início da palestra, Fabrício explicou para os alunos o que é a PROMO Globo e seu trabalho dentro dela. Ele explicou como fazer um storytelling, mostrando alguns de seus trabalhos, como as chamadas das séries “Sob Pressão” e “Arcanjo Renegado” e da novela “Pantanal”.
Em seguida, os palestrantes mostraram o passo a passo de como fazer um trailer publicitário para a televisão, desde sua ideia até o resultado. Nesse momento, várias dúvidas foram tiradas e os palestrantes despertaram interesse em quem gostaria de seguir no mercado publicitário audiovisual.
Ao final da palestra, Fabrício ainda compartilhou com os alunos que dará início a um novo curso de pós-graduação na FACHA. O curso “A Propaganda do Audiovisual” trará professores que também trabalham na TV Globo e compartilharão com os alunos suas experiências no mercado publicitário. Esse será o primeiro curso de pós-graduação PROMO do país.
Após a palestra, Fabrício, que já foi aluno da FACHA, comentou sobre a experiência de voltar à faculdade como palestrante, “é sempre uma honra poder retornar à FACHA, principalmente nesse momento de volta às aulas. Essa é uma ótima oportunidade para a gente mostrar para os alunos que esse é só o começo e, a partir daqui o futuro é promissor para quem se dedicar. É uma honra mostrar para esses estudantes que é possível chegar lá”.
Fabrício mostrou entusiasmo com as outras palestras que serão realizadas no auditório da faculdade, e explicou a importância disso para a vida profissional dos alunos, “acho que o exemplo mostra as possibilidades que existem, pois começamos a entender para onde a gente pode ir. Na minha época de aluno foi muito importante ter contato com outros profissionais para conhecer melhor esse mercado, entender como eles funcionam, entender as possibilidades e ampliar o conhecimento para os alunos, pois a faculdade, mesmo que só dure quatro anos, ela sozinha não é capaz de ensinar todos os caminhos possíveis para que o profissional seja bem-sucedido no futuro. Então ter contato com pessoas que são do meio e fazem sucesso em suas áreas é extremamente importante, e os alunos da FACHA ganham muito nesse ponto”.
O aluno Davi Leiros, calouro do primeiro período de Jornalismo, comentou sobre a palestra, “foi um bom aquecimento para o primeiro dia, não sabia o que era a PROMO, a cada propaganda que passava nós aplaudíamos. É bom ter contato com profissionais de uma empresa tão grande como a Globo. Quando o Fabrício falou sobre a pós-graduação, me entusiasmei, pois esse é um direcionamento perfeito para quem gostou da palestra e quer seguir nessa área”.
Davi ainda mostrou entusiasmo com os próximos eventos que serão promovidos pela faculdade, “minhas expectativas são as melhores possíveis. Pretendo participar de tudo e entrar de cabeça em tudo que eu puder, pois estar aqui é o meu sonho”.
Como foi demonstrado na palestra, um trailer de uma produção audiovisual precisa resumir uma história a tornando mais interessante para os espectadores quererem assistir. Precisa despertar a curiosidade e instigar o espectador a querer consumir o produto. Com isso os trailers têm um formato emocional. O trailer é a retrospectiva da história sem que se revele a conclusão. É o anseio pelo que há de vir. E dessa forma começamos o “Volta às aulas 2024”! Mais um semestre com muita expectativa, a emoção do que ainda está por vir e a reflexão sobre o roteiro da vida.











