Por Arthur Líbero
1 – Duna (parte dois)

A segunda parte da saga de ficção científica dirigida por Denis Villeneuve, “Duna”, é uma das estreias da semana. A história dá continuidade ao filme de 2021, que é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Frank Herbert.
Neste universo, a galáxia é organizada em uma espécie de “feudos planetares”. Atreides, herdeiro da família governadora do planeta Arrakis, está prestes a se tornar uma espécie de messias para a galáxia.
Após Paul Atreides encarar os seus piores pesadelos, ele descobriu seus poderes e lutou para proteger a humanidade. Isso não foi o bastante para impedir que cruéis conspiradores destruíssem a sua família. Agora, o medo deu lugar à fúria. Ao lado de seu amor Chani, Stilgar e os Fremen, nativos de Arrakis, ele buscará vingança numa verdadeira batalha contra aqueles que desejam um futuro terrível.
O longa é estrelado por Timothée Chalamet, que interpreta Paul Atreides; e Zendaya, que faz Chani.
2 – A Sala dos Professores

Também tem indicado do Oscar! O filme “A Sala dos Professores” é o candidato da Alemanha para concorrer na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.
A história acompanha a professora de matemática Carla Nowak, recém-chegada à escola em que trabalha atualmente. Assim que ela chega ao local, percebe que há alguns roubos acontecendo lá. Agora, ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que ela não quer fazer. Ela começa a investigar por conta própria e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos.
O filme é estrelado por Leonie Benesch, que faz a professora, e Leonard Stettnisch, que interpreta um de seus alunos. A direção fica por conta de Ilker Çatak.
3 – Zona de Risco

Para quem gostou dos filmes “Ameaça Profunda”, de 2020, e “Atividade Paranormal: Ente Próximo”, de 2021, precisa assistir ao novo longa do diretor William Eubank.
Em sua segunda missão, o jovem oficial Kinney parte com a equipe para resgatar um agente da CIA, em poder de criminosos, nas Filipinas. O lugar é remoto, hostil, e eles acabam caindo em uma emboscada. Agora, suas vidas dependem das mãos de Reaper, um experiente piloto de drones das Forças Armadas, que não medirá esforços para trazê-los de volta. O problema é que ele tem 48 horas para fazer isso, antes que a missão de salvamento se torne um verdadeiro massacre de soldados americanos.
O filme é dos mesmos produtores de “Mate ou Morra”, de 2020, e “Cinzas de Vingança”, de 2019. O elenco conta com Liam Hemsworth, Russell Crowe e Milo Ventimiglia.
4 – Dias Perfeitos

Ainda falando sobre Oscar, quem gosta de uma produção japonesa precisa assistir o drama “Dias Perfeitos”. Hirayama trabalha como servente e faz limpeza em banheiros públicos de Tóquio. Sem demonstrar qualquer tipo de insatisfação com sua vida simples, regada a música e livros, e o tipo de trabalho que executa, ele ainda arruma tempo para curtir árvores e fotografias. Ao encontrar familiares e conhecer pessoas, o passado de Hirayama vai sendo descortinado e provoca a reflexão.
A trama estrelada por Koji Yakusho ganhou a Palma de Ouro de “Melhor Ator” no Festival de Cannes 2023 e é o candidato do Japão ao Oscar 2024 na categoria de “Melhor Filme Internacional”.
5 – O Reino Gelado: A Magia Continua

Para fechar essa lista, a animação “O Reino Gelado – A Magia Continua” é do mesmo roteirista de “O Reino Gelado 3: Fogo e Gelo”, de 2016, e “O Reino Gelado 4: Terra dos Espelhos”, de 2018.
Os jovens Kai e Gerda são moradores de uma tranquila e aconchegante cidade. O lugar chega a ser parado demais para o espírito aventureiro da dupla. Só que eles nunca imaginariam que seriam surpreendidos pelos Espíritos Gelados, que chegam ao local com a intenção de congelar todos os habitantes. Agora, eles precisarão contar com Ila, uma pequena feiticeira que irá ajudá-los nesta grande, perigosa e mágica aventura.
