Brasil e Inglaterra se enfrentam em amistoso preparatório em Londres 

Foto de capa: Montagem do arquivo pessoal.

Por Davi Leiros.

O povo brasileiro não tem comemorado tantas alegrias como o esperado quando o assunto se trata de Seleção Brasileira. A promessa de um novo ciclo surge de uma convocação diferente das usuais, Dorival Júnior, o novo técnico do Brasil, buscou contar com jogadores jovens e inéditos para a rodada de amistosos na Europa. A Inglaterra por sua vez, manteve sua base e aprimorou os defeitos observados nas eliminatórias europeias, sendo considerada a favorita para a Eurocopa. 

A Confederação Brasileira de Futebol reuniu seus atletas em Londres, e na mesma tarde, dia 18 de março, o primeiro treino foi realizado. A Data FIFA é a oportunidade perfeita para os atletas que receberam sua primeira oportunidade, ou segunda chance, mostrarem ao povo e ao treinador que merecem estar ali, algo raro no mundo do futebol, como é o caso de mais de 10 jogadores, a maioria deles atuando no Brasil. Durante anos, os jogadores promissores eram vendidos para o exterior e não criavam conexão com o povo brasileiro, pela primeira vez em décadas o Campeonato Nacional é a liga com mais representantes. 

 Mesmo com toda a empolgação da geração atual, o suporte dos torcedores brasileiros de gerações que acompanharam as décadas de 1980, 1990 e 2000 se torna cada vez mais distante. Como o caso de Carlos Vicente, 55 anos, que acredita que a Seleção Brasileira não alcançará grandes glórias novamente, “eu realmente não vejo o Brasil brigando nem na América do Sul, Argentina e Uruguai são superiores, nossa seleção é a terceira força do continente e não chega nem perto de ganhar outra Copa. Na minha época a camisa amarela era respeitada”. 

O confronto marca uma iniciativa das duas Confederações, de forma positiva, Brasil e Inglaterra têm muito a provar para seu povo, assim como os jogadores, que farão de tudo para conseguir confirmar seu espaço, agarrar a oportunidade e conquistar o treinador. O duelo promete muita entrega das duas seleções, a inglesa busca a vitória para reafirmar os atletas selecionados como ideais e se manter forte pré-Euro, já a brasileira busca mostrar para o torcedor que ainda verá o Brasil levantar uma taça, mostrar que a reconstrução é necessária para o sucesso. 

Para muitos o futebol pode ser apenas a prática de um esporte, porém essa partida deixa claro que existem muitas histórias por trás de um simples amistoso, muitos atletas novos buscando seu lugar, treinador novo, ciclo novo e uma só paixão. 

Deixe um comentário