Final inédita no Campeonato Carioca

Por Anna Alves e Guilherme Guerra

Nos últimos cinco anos do Campeonato Carioca, o Flamengo foi um dos finalistas, conquistando três títulos consecutivos e perdendo os dois últimos – em 2022 e 2023, contra o Fluminense. Nessa temporada de 2024, mais uma vez, o Rubro-Negro garantiu a sua classificação ao eliminar o Tricolor das Laranjeiras por 2×0 no placar agregado. Já o Nova Iguaçu, após uma campanha incrível na Taça Guanabara, derrotou o Vasco na semifinal e garantiu, de forma inédita, a vaga na final do campeonato. Em janeiro, Flamengo e Nova Iguaçu empataram em 1×1 pela Taça Guanabara e agora voltam a duelar, em busca do troféu. Os confrontos de ida e volta estão previstos para o dia 31 de março e 7 de abril, respectivamente.

Flamengo
Após uma temporada conturbada no ano de 2023, acumulando quatro vice-campeonatos e outras eliminações, como Mundial de Clubes e Libertadores, o Flamengo começa 2024 diferente. Desde a chegada do técnico Tite, e especialmente nesse ano, o time se encontra em uma crescente. O treinador, que, historicamente, prioriza um esquema defensivo sólido, consegue esse feito e ainda alcança novos recordes. Com o goleiro Rossi e a linha defensiva composta por Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas, o time chega à incrível marca de 11 jogos sem sofrer gols, sendo essa a maior sequência da sua história.

Além disso, no Carioca, o Flamengo segue invicto, totalizando 25 gols marcados e apenas 1 sofrido. Em especial, na partida que tomou o gol, o time contava com a atuação dos jogadores reservas, enquanto o elenco principal fazia sua pré-temporada nos Estados Unidos.

Uma vitória do Rubro-Negro pode representar muito mais que o seu 38º título na competição, considerando que a troca do técnico e as derrotas de 2023 continuam frescas na memória dos torcedores. Para Tite, ganhar o título é conquistar mais espaço e confiança da nação, além de estender o número de partidas sem derrota. Já para o clube, vencer pode definir uma temporada distante da anterior e com 100% de aproveitamento dos títulos até o momento.

Nova Iguaçu
Chamado por sua torcida de “Orgulho da Baixada”, o Nova Iguaçu chega pela primeira vez a uma final do Campeonato Carioca após quase 34 anos de fundação. Nessa temporada, o clube também fez história na Taça Guanabara ao somar 24 pontos e assegurar a 2ª posição na tabela, ficando à frente de Vasco, Fluminense e Botafogo. Esse desempenho marca o feito da melhor campanha do Nova Iguaçu em um turno da competição.

O time da Baixada é a grande sensação do campeonato e o que mais chama atenção é o jogo coletivo da equipe. Um dos principais responsáveis por esse desempenho é o treinador Carlos Vitor, de 54 anos, que está trabalhando no clube desde 1992. Nesse período, foi jogador, coordenador, treinador das divisões de base, auxiliar permanente e, desde o início de 2022, assumiu a função de treinador principal. “Cal”, como também é conhecido, se inspira no histórico Flamengo de 1981, campeão do Carioca, Libertadores e Mundial daquele ano, para idealizar um futebol ofensivo e corajoso ao Nova Iguaçu. Ao longo do seu trabalho, foi construída uma identidade que não é comum entre os times de menores investimentos. Independente do adversário, o “Carrossel da Baixada”, como também é conhecido, não deixa de jogar de forma ofensiva e muito organizada.

Outro grande destaque dessa campanha é o centroavante Carlinhos, vice-artilheiro do campeonato com 8 gols, o que representa 40% dos gols feitos pelo Nova Iguaçu. O jogador já foi sondado por alguns clubes, como o Vasco, e não deve permanecer na equipe para o restante da temporada.

O Nova Iguaçu chega para essa final com muita confiança e com vontade de fazer ainda mais história. Caso consiga o título, quebra um tabu de 58 anos desde o último título do Carioca conquistado por um clube de menor escalão. Na última ocasião, o Bangu foi campeão em cima do Flamengo em 1966. A conquista dessa taça pode representar uma grande marca no projeto esportivo do clube, que confiou na sequência de trabalho de Carlos Vitor e sua comissão técnica. Nessa perspectiva, chegar à final do campeonato Carioca significa atrair mais visibilidade ao município e ao clube do Nova Iguaçu e, consequentemente, a valorização dos seus jogadores para conseguir acertar vendas e obter fins lucrativos, considerando que o regulamento do Campeonato Carioca não prevê premiações para nenhuma equipe. Além disso, essa conquista significa atrair patrocinadores para investir no clube e jogadores a atuarem pela equipe.

Deixe um comentário