Por Pedro Suzuki.
O Dia da Mentira é uma data festiva comemorada mundialmente no dia primeiro de abril. Esse dia não tem nenhuma história realmente comprovada, mas as pessoas acreditam ter início na França, em 1582, pois os franceses comemoravam a virada do ano no dia 1º de abril, até que o Calendário Juliano foi trocado pelo Calendário Gregoriano. O novo calendário era dividido em 12 meses de acordo com o movimento da Terra ao redor do Sol e o ano iniciava em primeiro de janeiro. Na época muitos franceses ficaram contra a mudança e seguiam comemorando na data errada e acabavam sendo zombados pelos outros que os chamavam para comemorações falsas.
No Brasil, o primeiro registro que temos aconteceu em 1828 quando um jornal chamado “A mentira” publicou em sua primeira edição que Dom Pedro 1º tinha morrido, no dia primeiro de abril. Tradição que segue viva até hoje, para que essa data não passe em branco muitas pessoas criam boatos e fazem pegadinhas com o intuito de celebrá-lo.
Independente do dia, na internet as mentiras estão muito presentes, como nas redes uma informação consegue chegar em qualquer lugar do mundo muito rápido, é o lugar perfeito para inventar histórias e situações. Isso gera uma desinformação, porque outros usuários acreditam e acabam compartilhando notícias falsas. As Fake News são prejudiciais para alguém ou lugar citado na notícia e são capazes de alavancar problemas sérios para reputação de uma empresa ou de uma pessoa, gerando também problemas psicológicos para as vítimas.
A internet é um lugar que ajuda muito, nos trazendo informações e nos ajudando, mas ao mesmo tempo qualquer um tem o poder para postar o que quiser então devemos ficar atentos e procurar saber sobre tudo que é postado não só no dia primeiro de abril, porque podemos estar compartilhando informações falsas que são capazes de prejudicar alguém de alguma forma.
