Confira os shows de abril no Rio de Janeiro 

Por Arthur Líbero 

Barão Vermelho (05/04) 

Barão Vermelho.Reprodução: Isto É.

A banda Barão Vermelho é considerada um dos maiores nomes do rock nacional dos anos 1980. Desde que Cazuza assumiu a banda até 1985, quando deixou a banda, vários hit’s marcaram uma geração, como “Bete Balanço”, “Por que a Gente é Assim?” e “Pro Dia Nascer Feliz”. Mas desde então, muita coisa aconteceu. Com a saída de Frejat, em 2017, e a entrada de Rodrigo Suricato nos vocais, a banda carioca lançou o disco “Viva!”, em 2019, que coloca fim a um hiato de 15 anos. 

Desde 2023, o grupo vem fazendo uma turnê comemorativa de 40 anos, que relembra os hit’s que marcaram várias gerações. No Rio de Janeiro, o show será a despedida desse projeto e acontecerá no Circo Voador no dia 05 de abril às 20h. 

Thiaguinho (05/04) e (06/04) 

Thiaguinho. Reprodução: Pernambuco Tem.

Thiaguinho é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes do pagode da nova geração. Depois de “Meu Nome é Thiago André“, seu trabalho mais voltado à soul music, em janeiro de 2024, o músico gravou o DVD “Sorte”, em São Paulo. Seu novo projeto contou com a participação de L7nnon, Liniker, Billy SP e o grupo IMBA. As novas canções misturam pagode com R&B. Porém, o disco ainda será lançado em abril. 

Entretanto, Thiaguinho já começou os shows da nova turnê de “Sorte”, e as primeiras datas são no Rio de Janeiro. Serão nos dias 05 e 06 de abril na casa de shows Qualistage, na Barra da Tijuca, ambos às 22h. 

Sandy (12/04) 

Sandy. Reprodução: Correio do Povo. 

Uma das maiores cantoras pop que marcaram os anos 2000, Sandy teve bons momentos desde o início da sua carreira solo, em 2010, com o disco “Manuscrito”. A partir daí, a cantora virou destaque entre as principais cantoras de pop/folk do Brasil, com projetos como “Sim”, de 2013, e “Meu Canto”, de 2016. O último disco da cantora é o “Nós, Voz, Eles”, lançado em 2023. 

Desde o fim da pandemia, Sandy foi uma das cantoras que mais vendeu ingressos em suas turnês. Em 2024, ela está de volta ao Rio de Janeiro com seu novo show, que deverá contar com sucessos como “Me Espera”, “Aquela dos 30”, “Respirar”, “Pra Me Refazer”, “Perdida e Salva” e “Pés Cansados”. O show acontecerá no dia 12 de abril no Qualistage, na Barra da Tijuca às 21h30. 

Lulu Santos (13/04) 

Lulu Santos. Reprodução: Meridional FM.

 Lulu Santos é um dos maiores nomes do rock nacional, sobretudo dos anos 1980. O cantor e compositor é conhecido por fazer apresentações recheadas de hit’s que marcaram sua carreira, como nos shows “Canta Lulu” e “Alô Base”. Em 2023, o artista completou 70 anos de idade, e montou um show chamado “Barítono”, que está rodando o país e o mundo com alguns dos seus principais sucessos. 

No Rio, onde já esteve duas vezes em 2023, a apresentação acontecerá no dia 13 de abril, no Qualistage, na Barra da Tijuca, às 21h. 

SPC Acústico (19/04) e (20/04) 

Só Pra Contrariar. Reprodução: Sambando.

Desde 1989, o grupo “Só pra Contrariar” vem se tornando um dos grupos de pagode mais relevantes do Brasil. Eles se formaram em Uberlândia, Minas Gerais, sob a liderança dos irmãos Alexandre e Fernando Pires, que reuniram um primo e vários amigos para tocar pagode nos bares da cidade. Em 2023, Alexandre Pires, que tem consolidada carreira solo, anunciou a saída do conjunto, mas ele prometeu uma turnê para celebrar o “último encontro”, como é denominada. 

O “SPC Acústico 2” é a continuação de um projeto acústico do grupo e o gancho para o novo show que está passando pelos principais estádios e arenas do Brasil e de Portugal. O show acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de abril na Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena), na Barra da Tijuca. Na sexta, (19/04) o início é às 20h, e no sábado (20/04), às 19h. 

Dire Straits Legacy (26/04) 

Dire Straits Legacy. Reprodução: G1.

Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler, seu irmão David Knopfler, John Illsley e Pick Withers. Apesar dos anos 1970 terem sido dominados pelo rock punk, o conjunto fazia um rock clássico e progressivo. Donos de canções como “Money for Nothing”, “So Far Away”, “Sultans of Swing”, “Walk of Life”, e “Romeo and Juliet”, os músicos se separaram em 1995. 

Entretanto, alguns dos principais ex-integrantes do grupo formaram o “Dire Straits Legacy”, com objetivo de manter viva a memória da banda. Eles vieram ao Brasil em maio de 2023, e estarão de volta ao Rio de Janeiro no dia 26 de abril, também no Qualistage. O show tem previsão de início para 21h30. 

Os Paralamas do Sucesso (27/04) 

Os Paralamas do Sucesso. Reprodução: Jornais Em Foco. 

Uma das principais bandas de rock brasileiro está completando 40 anos. Os Paralamas do Sucesso não deixaram esse marco passar batido e anunciaram uma turnê comemorativa que contou com um DVD gravado em São Paulo e uma viagem pelas principais cidades do Brasil. A apresentação do grupo é repleta de hit’s, como “Vital e Sua Moto”, “Uma Brasileira” e “Óculos”. 

O trio formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) estará no dia 27 de abril no Vivo Rio, no aterro do Flamengo, às 21h. 

Martinho da Vila (27/04) 

Martinho da Vila. Reprodução: TV Cultura.

Quando se pensa nos principais artistas de samba do país, raramente esquecemos de citar a importância de Martinho da Vila. O cantor, com 86 anos, continua fazendo espetáculos incríveis com canções que fazem parte da memória musical brasileira, tal como “Canta Canta Minha Gente”, “Casa de Bamba” e “Devagar Devagarinho”. Em 2023, o sambista ganhou o Grammy Latino pelo álbum “Negra Ópera”, que mistura samba com orquestra, e em 2024, ele lançou sua biografia, “Martinho da Vida”, que conta sua trajetória. 

O show “Canta Canta Minha Gente”, com a banda “FAMÍLIA MUSICAL”, que conta com seus músicos virtuosos, além das filhas de Martinho, Analimar Ventapane, Maíra Freitas e Alegria Ferreira que farão solos individuais. A apresentação será no dia 27 de abril, no Qualistage, a partir das 21h30. 

Bruce Dickinson (30/04) 

Bruce Dickinson. Reprodução: O Tempo.

Bruce Dickinson, bem-sucedido vocalista da banda Iron Maiden desde 1981 (com um hiato em 1993), vem dando cada vez mais luz ao seu trabalho paralelo como artista solo. Em 2023, o cantor esteve no Brasil para o espetáculo The Music of Jon Lord and Deep Purple”, com a participação de mais de 80 instrumentistas, montada especialmente para a ocasião com integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e de algumas das principais do país. 

Mesmo com show do Iron Maiden, marcado para dezembro em São Paulo, Bruce Dickinson decidiu “adiantar” sua vinda ao Brasil. Ele anunciou mais um show de seu projeto solo paralelo, que conta com um álbum lançado em 2024, “The Mandrake Project”, o novo trabalho que reúne Dickinson com o colaborador musical e produtor de longa data, Roy Z. 

No Rio de Janeiro, o show acontecerá no dia 30 de abril, no Qualistage às 21h. 

Tim Music Noites Cariocas (05/04) à (27/04) 

Foto/Divulgação: Tim Music Noites Cariocas.

Para encerrar a lista de dicas, o clássico “Noites Cariocas”, que acontece anualmente no morro da Urca, está de volta ao mais famoso ponto turístico da cidade. 

Em 2024, o evento terá shows inéditos de Ritchie, Guilherme Arantes, L7nnon, Zeca Pagodinho, Ana Carolina e Seu Jorge. Além disso, haverá encontros inéditos como os da banda Blitz com sua ex-integrante, Fernanda Abreu, e das cantoras Agnes Nunes e Marina Lima. 

O evento acontecerá de 05 a 27 de abril, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Todas as informações estão presentes no site (https://www.timmusicnoitescariocas.com.br/

Deixe um comentário