Rock in Rio: Conheça os novos confirmados

Por Arthur Líbero. Foto de capa: Montagem das fotos “21 Savage” e “Akon”.

A próxima edição do Rock in Rio acontece em setembro deste ano. Em especial, o festival deste ano comemora 40 anos desde sua primeira edição em 1985. O line-up das atrações que irão se apresentar está sendo montado e três nomes importantes foram confirmados. Conheça agora quem são. 

1 – 21 Savage 

21 Savage. Foto/Divulgação: Rock In Rio .

Shéyaa Bin Abraham-Joseph é o nome do rapper britânico 21 Savage. Ele nasceu em Londres, no Reino Unido, em 1992. Mas sua infância não se passou apenas na cidade europeia, já que o então menino de apenas 7 anos foi levado por sua mãe para Atlanta, nos Estados Unidos, e foi lá que ele começou sua carreira. Seu primeiro lançamento foi o mixtape “The Slaughter Tape”, em 2015. 

Mas ele chamou a atenção do mercado mundial quando lançou seu segundo disco, o Savage Mode, em 2016, com colaboração de Metro Boomin, e a participação no single “Sneakin”, lançado por Drake. 

Seu primeiro álbum de estúdio, “Issa Album”, de 2017, alcançou a segunda posição na Billboard 200 e deu a ele sua primeira entrada entre as 20 primeiras posições na Billboard Hot 100, com o single “Bank Account“. Seu primeiro lugar aconteceu no mesmo ano, e se deu pelo lançamento do single “Rockstar”, de Post Malone, no qual ele faz participação. O rapper também já tem seu Grammy de “Melhor Canção de Rap” guardado pela canção “A Lot“, com participação de J. Cole. 

21 Savage se apresentará no dia 13 de setembro no palco Mundo, na mesma noite de Travis Scott e Matuê. 

2 – Akon 

Akon. Foto/Divulgação: Rock In Rio.

Akon é o nome artístico de Aliaune Damala Badara Akon Thiam, um dos maiores hitmakers do início anos 2000. Ele nasceu em 1973 em Dakar, no Senegal, mas se mudou logo cedo para Nova Jersey, nos Estados Unidos. 

Seu primeiro contato com a música se deu a partir do rapper americano Lil’ Zane, que o apresentou para DeVyne Stephens, fundador do estúdio UpFront Records, um selo da Warner Music Group, que fica localizado em Atlanta, na Georgia. Lá, o cantor começou a gravar suas primeiras canções, chamando a atenção do produtor Jerome Foster (Knobody), que mais tarde ajudou a desenvolver o primeiro álbum de Akon pela SRC Records, um antigo selo pertencente à Universal Music Group. 

O primeiro álbum de Akon, “Trouble”, lançado em 29 de junho de 2004, foi muito bem recebido pela crítica e especialmente pelo público. As canções “Locked Up”, “Lonely”, “Belly Dancer”, “Pot of Gold” e “Ghetto”, foram alguns dos singles que viraram sucessos no mundo inteiro naquele ano. 

Seu segundo álbum, “Konvicted”, foi lançado em setembro de 2006, e sua colaboração com Snoop Dogg o na canção “I wanna Love You” alcançou o primeiro lugar no Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas. Isso continuou em seu terceiro álbum, quando ele atingiu seu solo com o single “Don’t Matter“. Atualmente, o cantor já coleciona 5 Grammys, incluindo a categoria de “Melhor Álbum de R&B Contemporâneo”. 

Akon será a penúltima atração do dia 22 de setembro, no palco Mundo, no dia em que também se apresentam Ne-yo, Mariah Carey e Shawn Mendes. 

3 – Nx Zero 

Nx Zero. Foto/Divulgação: Rock In Rio.

Nx Zero é uma das principais bandas emo brasileiras, formada em 2001, em São Paulo. Seus integrantes contam com Gee Rocha, Dani Weksler, Caco Grandino e Fi Ricardo, liderados pelo vocalista Di Ferrero. Curiosamente, a banda não foi fundada por nenhum deles, mas sim pelos músicos Yuri Nishida e Philip, que saíram e deixaram o projeto com o parceiro Caco, que logo chamou Di Ferrero e Gee Rocha para se juntarem e substituírem os antigos colegas. 

Em 2006, a banda ganhou seu primeiro disco de platina pela venda de 100 mil cópias. Entre as faixas, estão “Razões e Emoções”, “Consequência”, e “Pela Última Vez”. Em 2007, eles venceram o prêmio Multishow na categoria “Revelação”. No ano de 2008 lançou, pela gravadora Universal Music, o CD “Agora”, destacando-se a faixa “Cedo ou Tarde”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso nacional em várias emissoras segmentadas. O disco contou com várias participações especiais, como de Túlio Dek, Karin e Aline (ex-integrantes do grupo Rouge), além da faixa “Silêncio”, composta por um dos integrantes da banda Fresno. Neste mesmo ano, o vocalista Di Ferrero recebeu o prêmio “Slime” na festa de premiação do canal a cabo Nickelodeon, vencendo três categorias nas quais fora indicado no prêmio “VMB”. 

Em 2011, o Nx Zero já era considerado uma das principais bandas de rock nacional da geração, junto com grupos como Fresno e Charlie Brown Jr. Nesse mesmo ano, eles se apresentaram pela primeira vez no Rock in Rio, quando abriram os shows de Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers, no palco Mundo. Em 2017, eles anunciaram uma pausa na carreira, mas voltaram em 2023 com uma turnê que celebra toda sua trajetória junto com os fãs. 

Este ano, eles estão de volta, mas desta vez, encerrando a programação do palco Sunset, no dia 14 de setembro. Na mesma noite se apresentam Lulu Santos, Zara Larsson, Onerepublic e Imagine Dragons. 

Deixe um comentário