Pedro Suzuki. Foto de capa/Reprodução: Camarote Carnaval.
O carnaval é uma das maiores festas de todo o mundo, o evento atrai pessoas de todas as partes do planeta para prestigiar os desfiles no Sambódromo e os blocos de ruas. São quatro dias de celebração que acontecem todos os anos, alternando nos meses de fevereiro e março.
Grande destaque dessa festa vai para as escolas de samba, elas são associações populares que representam comunidades específicas. Elas também são um dos principais elementos culturais brasileiros. Tendo seu início, no Rio de Janeiro, como expressão das comunidades afro-brasileiras, a partir dos blocos carnavalescos que foram se organizando de forma mais estruturada, o samba é incorporado, uma expressão cultural presente nas comunidades afrodescendentes, criando as primeiras escolas.
As escolas de samba participam de um desfile que nele são avaliadas bateria, samba-enredo, evolução, harmonia, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. A equipe que conseguir a melhor pontuação se sagra como campeã.
Mas a importância das escolas não é apenas no desfile, elas têm um papel fundamental na área econômica do Rio de Janeiro, muitas delas lideram projetos sociais nas áreas de educação, saúde e cultura, sendo influentes para diversos grupos da população. Elas também geram inúmeros empregos e renda durante todo o ano, como existe uma grande preparação para o desfile, pessoas de diversas áreas têm a oportunidade de trabalhar, como costureiras, músicos, coreógrafos, entre outros.
