Legenda da Foto de capa: Escudo dos Quatro times. Reprodução: Sportbuzz UOL.
Por Thiago Martins.
Botafogo
Momento – Após o fracasso do ano passado, o torcedor do glorioso chega com o sinal de desconfiança ligado. O clube não foi bem no Campeonato Estadual e terminou em quinto lugar. Graças ao regulamento da competição, ainda assim o Botafogo disputou a Taça Rio, um torneio que em tese é para ser disputado pelos clubes pequenos do estado. Mesmo levantando o caneco pela segunda vez consecutiva, o time não empolga muito à torcida. Apesar das dificuldades no estadual, a equipe conseguiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores da América e está de volta ao torneio após sete anos.

Mercado – No início desse ano, o clube perdeu duas peças-chaves do elenco, o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson foram vendidos para o Lyon, outro clube do dono da SAF do Botafogo, John Textor. Para repor essas saídas, o glorioso trouxe um dos zagueiros destaque do campeonato, o atleta Lucas Halter, e o goleiro John, que jogou por clubes como Santos e Internacional. A grande contratação ficou por conta do ponta direita Luiz Henrique, cria do rival Fluminense, o jogador foi disputado por diversos clubes nessa janela e fechou com o Botafogo até 2028.
Treinador – Tiago Nunes chegou no final do ano passado, porém já foi mandado embora. Com um início de ano com bastante oscilação nos resultados e algumas polêmicas, o treinador foi demitido. O auxiliar Fabio Matias é quem está no comando da equipe desde então de forma interina. De acordo com algumas notícias, o clube já tem um contrato assinado com o treinador português Artur Jorge, porém nada oficial ainda.
Flamengo
Momento – Após um Campeonato Brasileiro que não correspondeu às expectativas do torcedor, o início de ano do time da Gávea parece estar alinhado com a torcida. Com a melhor defesa do Campeonato Carioca, com apenas um gol sofrido e estando na final do torneio, o clube agora se prepara para a estreia na Libertadores e no Campeonato Brasileiro com o sonho de levar pelo menos um dos títulos.
Mercado – A principal novidade do mais querido para a temporada de 2024 é a chegado do meio campista uruguaio De La cruz, o craque que estava no River Plate da Argentina, chegou no final do ano passado para reforçar ainda mais o time rubro negro. Outro sonho que se tornou realidade foi a contratação de Leo Ortiz, o zagueiro, que para muitos foi o melhor da posição no campeonato passado, chegando à Gávea vindo do Red Bull Bragantino. Por outro lado, a saída mais sentida é a de Everton Ribeiro, capitão do time desde 2017, o jogador não renovou seu contrato e deixou o Flamengo de graça rumo ao Bahia.

Treinador – No final do ano passado, o clube anunciou Tite como seu comandante. Após deixar a seleção brasileira, o técnico aceitou o desafio de dirigir o Flamengo até o final de 2024. Com um desempenho melhor que seus antecessores e com um sistema de jogo bastante consolidado, o treinador está nas graças da torcida e não sofre nenhum tipo de pressão para o início do torneio.
Fluminense
Momento – Atual campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, o tricolor das Laranjeiras não conseguiu bater o rival Flamengo nas semifinais do Campeonato Estadual e ficou de fora da briga pelo bicampeonato estadual. A equipe começa o Campeonato Brasileiro pensando em voos maiores, já que terminou a temporada passada em sétimo lugar.

Mercado – O Fluminense buscou trazer jogadores já mais experientes para reforçar a equipe. Dois nomes foram os que mais chamaram a atenção. São eles, Renato Augusto, ex-Corinthians, e Douglas Costa que estava sem clube desde sua saída do time norte-americano La Galaxy. Um dos pilares defensivos e ídolo do clube, o zagueiro Nino foi negociado com o futebol russo e deixou o clube das Laranjeiras.
Treinador – Fernando Diniz voltou ao clube em 2022 e desde então oscila em diversos momentos da temporada. Apesar das dificuldades, o treinador levou o time à sua primeira conquista da Libertadores e com isso entrou de vez para a história do Fluminense. Um dos poucos pontos de atrito entre torcida e treinador é o fato de que o time comandado por ele não vence clássicos a 13 partidas.
Vasco
Momento – O cruzmaltino foi eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu e isso fez com que a torcida entrasse em rota de colisão com o clube. Com o desempenho abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro de 2023, a cobrança principal da torcida, é pela busca de reforços que ajudem o clube a não passar o sufoco que passou no campeonato anterior.
Mercado – Vindo da base do clube e sendo um dos destaques do Vasco na temporada passada, o jogador Gabriel Pec, deixou o time carioca e foi jogar no campeonato norte-americano. Para o seu lugar o cruzmaltino, contratou o jovem Adson que veio do futebol francês. O zagueiro João Victor foi a contratação mais cara do time nessa temporada e é mais uma aposta do clube para o futuro do clube.
Treinador – Assumindo o clube em uma situação horrível, o técnico Ramon Diaz conseguiu evitar o rebaixamento do Vasco e com isso segue para a atual temporada em busca de dias melhores. Apesar da eliminação nas semifinais do estadual, o treinador não balança no cargo e tem a confiança da diretoria e da torcida.

