Por Arthur Líbero. Foto de capa: Montagem das fotos de divulgação dos filmes O Sabor da Vida, Evidências do Amor e Ghostbusters – Apocalipse de Gelo.
1 – Evidências do Amor

A primeira dica é uma comédia nacional improvável, isso porque uma das protagonistas da trama é ninguém menos que Sandy, uma das principais cantoras do país e que raramente faz trabalhos para o cinema. Em “Evidências do Amor”, conhecemos Marco e Laura, que se encontram numa noite de Karaokê, após cantarem juntos o clássico Evidências, eternizado por Chitãozinho & Xororó. Dali em diante, eles engatam um romance duradouro que culminou com Marco deixado no altar, um momento traumático para quem achava evidente o fato deles viverem um relacionamento dos sonhos. A confusão só aumenta quando Marco percebe que ao ouvir a música, ele volta ao passado e vê as discussões do casal. Enlouquecido, ele testemunha as evidências de que a relação não era tão boa quanto pensava. Agora, a ideia é tirar proveito dessa maldição e tentar consertar os erros do passado em busca de um final feliz.
Além de Sandy, o filme é estrelado por Fábio Porchat e Evelyn Castro. A direção fica a cargo do prestigiado diretor nacional Pedro Antônio.
2 – O Sabor da Vida

Para quem acha que o Oscar 2024 acabou, está enganado. O filme francês “O Sabor da Vida” foi indicado na categoria de “Melhor Filme Nacional”, mas acabou perdendo para o aclamado “Zona de Interesse”. Nessa história, conhecemos Eugénie, que trabalha como chef de cozinha para Dodin há 20 anos e é muito bem avaliada no que faz. Ao longo desse tempo de parceria, o amor que sentiam pela comida e o prazer de criar pratos deliciosos os fez construir uma relação de grande proximidade. Curiosamente, o apetite de Eugénie pela liberdade fez com que ela jamais aceitasse casar-se com Dodin, mas ele nunca deu sinais de que desistiria de sua paixão.
Do mesmo diretor do sucesso “O Cheiro do Papaia Verde” (1993), Ang Hung Tran, o elenco conta com Juliette Binoche, Pierre Gagnaire e Jan Hammenecker.
3 – Ghostbusters – Apocalipse de Gelo

Do mesmo roteirista de “Ghostbusters: Mais Além” (2021), a continuação da história de “Ghostbusters”, se passa em Nova York, que se encontra novamente em perigo quando uma terrível maldição recai sobre a cidade. De uma forma assustadora, em pleno verão, a população foi surpreendida por temperaturas muito baixas e, pela primeira vez em sua história, pessoas morreram congeladas. O que nem todos sabiam era que os habitantes haviam se tornado vítimas do próprio medo. Agora, a salvação de todos depende da união de Callie, os filhos Trevor e Phoebe, e do professor Grooberson (Paul Rudd).
O elenco conta com Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace, Paul Rudd, Bill Murray e Dan Aykroyd. O diretor é Gil Canon, que também já trabalhou em “A Casa Monstro” (2006).
4 – Um Gato de Sorte

Também tem animação chegando essa semana. “Um Gato de Sorte” conta a história do gato Beckett, que tirou a sorte grande ao ser resgatado pela adorável Rose, uma estudante de bom coração. Só que a chegada de um ex-namorado fez com que o bichano abusasse da boa estrela e perdesse sua sétima vida. Contudo, o destino deu ao gatinho uma chance de ganhar vida extra na forma de um desafio pra lá de diferente. Assim, Beckett retornará como um rato, um peixe, cavalo, e até como um cachorro.
O longa é dos mesmos produtores de “Planeta 51” (2009) e “Volta ao Mundo em 80 Dias” (2021). Para a voz dos personagens, o filme conta com Mo Gilligan, Simone Ashley e Sophie Okonedo. A direção é de Christopher Jenkins.
5 – A Paixão Segundo G.H.

“A Paixão Segundo G.H.” é baseado no livro homônimo da escritora Clarice Lispector. Escultora da elite de Copacabana, famoso bairro do Rio de Janeiro, G.H. perdeu sua funcionária que havia pedido demissão. No dia seguinte, a artista resolveu fazer uma arrumação no apartamento e o local escolhido para começar foi, justamente, o quarto de serviço. Lá, para sua surpresa e pavor, ela encontra uma barata enorme. É quando começa uma verdadeira crise existencial para G.H., que passa a questionar suas convenções sociais e a vivenciar uma perda de identidade.
Do premiado diretor de “Lavoura Arcaica” (2001) e da minissérie “Os Maias” (2014), o filme conta com Maria Fernanda Cândido e Samira Nancassa no elenco.
