Foto de capa: Montagem das Fotos de divulgação dos filmes.
Por Arthur Líbero.
1 – Guerra Civil

“Guerra Civil” é do mesmo roteirista de “Extermínio” (2002) e “Ex Machina – Instinto Artificial” (2015), que ganhou Oscar de Melhor Efeitos Especiais e foi indicado a de Melhor Roteiro Original em 2016. O filme conta sobre a rebelião dos estados contra o governo americano nos Estados Unidos. Com a guerra interna declarada por esses exércitos, denominados Forças Ocidentais e Aliança da Flórida, alguns jornalistas se esforçam para cobrir o evento e contar a história. O problema é que o caos se espalha com intensidade e a ideia de rumar para a capital americana expõe o potencial de perigo do conflito para os cidadãos.
O filme é dirigido por Alex Garland e estrelado por Jesse Plemons, Cailee Spaeny, Kirsten Dunst, Nick Offerman, Sonoya Mizuno e pelo diretor e ator brasileiro, Wagner Moura.
2 – Abigail

O novo longa de terror da semana gira em torno da pequena Abigail, que gosta de dançar, é filha de um milionário, e tornou-se alvo do líder de um grupo de criminosos. Sequestrada por eles, ela foi presa dentro de uma mansão isolada e tudo parecia correr bem, até que uma novidade assustadora para bandidos como Joey, virou uma realidade no cativeiro. É quando eles descobrem que a vítima não é apenas uma inocente bailarina, mas uma jovem vampira com poderes sombrios de transformar seus carcereiros em um imenso banquete de sangue.
O filme é dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que também dirigiram os sucessos “Pânico 5” (2022), “Pânico 6” (2023) e “Casamento Sangrento” (2019). O elenco conta com Melissa Barrera, Dan Stevens, Kathryn Newton, William Catlett, Kevin Durand, Angus Cloud, Alisha Weir.
3 – Vidente por Acidente

Também tem comédia nacional vindo aí. “Vidente por Acidente” é o novo projeto de Otaviano Costa, que interpreta Ulisses, um homem que passava por uma crise existencial e andava meio perdido. Após visitar uma consultora vocacional, ele descobre ter sido vítima de uma golpista, mas uma outra descoberta vai mudar sua vida de maneira radical. Como que por encanto, Ulisses passa a ter poderes de visualizar a vocação dos outros. Ou seja, para sua surpresa, ele consegue ver o que o outro pode fazer da vida, mas nada sobre a sua. Com o novo poder, Ulisses vira uma celebridade. Só que da mesma forma que as suas visões vieram, elas se foram. Agora, tudo o que o vidente mais precisa é enxergar como sair dessa grande confusão.
Além de Otaviano, o filme também conta com Evelyn Castro, Jamilly Mariano, Totia Meirelles, Katiuscia Canoro, Macla Tenório e Victor Lamoglia. A direção é de Rodrigo Van Der Put, que também já trabalhou na comédia “Juntos e Enrolados” (2022).
4 – Jorge da Capadócia

A produção brasileira “Jorge da Capadócia” conta a história de Jorge que, após conquistar mais uma grande batalha, recebeu sua condecoração como o novo capitão do exército, período em que o Imperador Diocleciano dá início a sua última, derradeira e sangrenta perseguição aos cristãos, no Império Romano. As ordens contra o povo são cruéis e a pressão para que se rendam aos deuses romanos é enorme. É quando o guerreiro Jorge encara o maior desafio de sua vida, como homem de fé: manter-se fiel a ela ou aceitar as imposições de um imperador autoritário, disposto a varrer o cristianismo da história.
Do mesmo diretor de “O Filho do Homem” (2019), Alexandre Machafer, o elenco conta com o próprio diretor, Roberto Bomtempo e Ricardo Soares.
5 – Sem Coração

“Sem Coração” é outra produção brasileira e também um candidato para o Festival do Rio 2023. A história se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Nara Normande e Tião dirigem o longa, que conta com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel e Maeve Jinkings no elenco.
