Foto capa. Legenda: Registro do primeiro evento mundial em 2015. Foto/Divulgação: Alejandro Zambrana/Sesai/Creative Commons.
Por Roberto Fraga.
Os jogos dos Povos Indígenas são um evento multiesportivo criado em 1996, através de uma iniciativa do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC). O comitê recebeu apoio do Ministério do Esporte. Os primeiros jogos foram realizados entre os dias 16 e 20 de outubro do ano de 1996 em Goiânia – GO.
Mais do que uma competição esportiva, os jogos são uma mostra cultural das raízes de diversos povos nativos, e tem como objetivo dar continuidade à prática dessas atividades.
Ao todo foram 13 edições entre 1996 e 2013. Em 2105, o evento deu lugar aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, quando passou a receber diversas etnias de fora do território brasileiro.
Em sua última edição, realizada em Palmas – TO, no ano de 2015, a competição contou com 16 modalidades, entre elas estavam: Arco e Flecha; Arremesso de lança; Cabo de Força; Canoagem; Corrida; Corrida com Tora; Natação e Futebol masculino e feminino.

A Corrida com Tora, uma das competições mais prestigiadas, consiste em cumprir um trajeto enquanto se carrega uma tora de madeira, cujo peso pode chegar até 120 quilos.

Jogos de Demonstração
Dentre as modalidades estão os jogos de demonstração, atividades de origem indígena, exclusivas de determinadas etnias, muitas vezes praticadas em rituais ou encontros entre aldeias.
Jikunahaty
Um jogo semelhante ao futebol, que consiste em passar a bola para o lado aposto da quadra usando apenas a cabeça.
Akõ
Uma corrida de revezamento com equipes de quatro atletas que se assemelha às corridas de revezamento olímpicas.
Kagót
Um esporte entre times de 15 atletas ou mais, utilizando flechas em um campo aberto, de tamanho parecido com o de futebol. As flechas, sem ponta, para evitar ferimentos aos jogadores, são utilizadas para acertar o jogador do time oponente, o “alvo”, ao acertar, ganha-se um ponto e elimina o jogador, ao errar, o atleta que atirou passa a ser o alvo do time adversário. Similar à brincadeira conhecida como “queimado”, a equipe que tiver todos os seus jogadores eliminados primeiro perde.
