Legenda: Mescla das Bandeiras do Brasil e de Portugal. Foto de Capa/Reprodução: Associação Atlética Portuguesa.
Por Thiago Martins.
Ao andar pelo Rio de Janeiro, é possível achar diversas referências à cultura portuguesa na cidade. Quando a Família Real saiu de Portugal e se estabeleceu no local, diversas obras foram feitas para atender à comitiva que chegava da Europa. Com isso, o Rio tornou-se um dos locais com mais heranças portuguesas no Brasil.
No dia 22 de abril, comemora-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira e um dos pontos mais lusitanos da cidade é o Cadeg. Quem já foi alguma vez, sabe a quantidade de restaurantes portugueses que existem lá, além de uma tradicional festa portuguesa que é organizada por um proprietário de bar, que se situa dentro do mercado. Essa festa conta com comidas, danças e músicas típicas da região lusitana.

O bairro de Benfica, onde fica localizado o mercado, também é um traço cultural ligado a Portugal, pois em Lisboa existe um bairro com o mesmo nome, porém criado antes do nosso. Próximo ao local, fica São Cristóvão, que também é cheio de referências portuguesas. No bairro fica localizada a Quinta da Boa Vista, que por muito tempo foi moradia da Família Real Portuguesa. Algumas ruas mais para dentro, fica o estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama, um clube que, além de levar em seu nome uma referência ao navegante português, foi fundado por imigrantes portugueses e luso descendentes.

O Real Gabinete Português de Leitura, localizado no centro da cidade, é mais um dos traços culturais lusitanos no Rio. Projetado pelo arquiteto Rafael da Silva Castro, o local hoje em dia é uma biblioteca e um centro cultural lusófano. A cultura portuguesa segue presente por quase todos os bairros da cidade, justamente por ter sido o local que abrigou a Família Real por muito tempo e essas ligações são importantes demais para mostrar a qualquer um não só a história da cidade como do país.
