Foto de capa: Montagem das divulgações de “Aumenta que é Rock’N’Roll”, “Rivais” e “Ursinho Pooh – Sangue e Mel 2”.
Por Arthur Líbero.
1 – Aumenta que é Rock’N’Roll

Do mesmo roteirista de “O Doutrinador” (2018), a mais nova produção brasileira se passa no Brasil em 1982, quando dois jovens, sonhadores e amigos, os jornalistas Luiz Antônio Mello e Samuel Wainer Filho tiveram uma ideia que desafiaria os padrões das rádios brasileiras. Ao lado de um grupo de profissionais da área, eles apostaram na criação de uma estação de rádio dedicada ao rock. Assim, nascia a Fluminense FM, com programação focada no gênero que atraía ouvintes e novos artistas. Famosa como “Maldita”, a rádio inovou com seu time de locutoras, ajudou muitos grupos musicais e participou da transmissão da primeira edição do Rock in Rio.
O filme é dirigido por Thomas Portella, o mesmo diretor de “Qualquer Gato Vira-Lata” (2011) e “Impuros – O Filme” (2019). O elenco conta com Johnny Massaro, George Sauma, João Vítor Silva, Adriano Garib e Marina Pronvenzzano.
2 – Rivais

O longa acompanha a jogadora de tênis de grande talento quando adolescente, Tashi Duncan, que tinha um futuro promissor pela frente. Nessa mesma época, ela vivenciou uma relação amorosa com dois amigos e também jogadores, Patrick e Art. No entanto, uma grave contusão fez com que ela abandonasse parcialmente as quadras. O tempo passou, ela tornou-se esposa e treinadora de Art, e fez dele um campeão. Só que as chamas do relacionamento a três, tudo indica, podem não ter sido apagadas definitivamente, e o principal adversário de Art, agora, é Patrick.
O filme é dirigido por Luca Guadagnino, que também já dirigiu o sucesso “Me Chame Pelo Seu Nome”, ganhador do Oscar e do BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado. O elenco ainda conta com Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist.
3 – Ursinho Pooh – Sangue e Mel 2

Seguindo a história do primeiro filme, “Ursinho Pooh – Sangue e Mel”, de 2023, após sua existência ter sido revelada, aqueles que eram amigos de Christopher Robin mostraram sua fúria mortal no Bosque de 100 Acres. Agora, Pooh, Leitão, Corujão e Tigrão não querem mais viver nas sombras e levarão sua sede por vingança até a cidade de Ashdown. Tudo indica que um novo rastro de sangue será produzido pelo grupo que veio do mundo da fantasia para fazer os moradores viverem seu maior pesadelo da vida real.
A direção, a produção e o roteiro continuam nas mãos de Rhys Frake-Waterfield. Já Scott Chambers, Ryan Oliva e Tallulah Evans estrelam o elenco do novo longa.
4 – Contra o Mundo

“Contra o Mundo” é dos mesmos produtores dos sucessos “It – A Coisa” (2017), “A Morte do Demônio” (2013) e “Noites Brutais” (2022). A história acompanha o jovem Boy, que ainda era pequeno quando teve sua família assassinada pela poderosa Hilda Van Der Koy, mas sobreviveu surdo e mudo. Ela lidera uma organização, que explora os moradores de cidades em um jogo mortal exibido para o mundo. O que Hilda jamais imaginaria era que aquele mesmo garoto, sobrevivente do passado, cresceu e tinha um plano para enfrentá-la. Treinado por um mestre em combates, Boy transformou-se em uma verdadeira máquina de guerra e formou uma equipe igualmente violenta para executar um sanguinário plano de vingança.
Com direção de Moritz Mohr, o filme é estrelado por Bill Skarsgård, Famke Janssen e Jessica Rothe.
5 – Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos

Nesse documentário, o espectador é convidado para uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.
A direção é de Daniela Broitman e o documentário conta com os depoimentos de Danilo Caymmi, Dori Caymmi, Nana Caymmi, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
