Festival Comida di Buteco: uma celebração da cultura brasileira 

Foto de capa/Reprodução: Bar Nasceu do Sol .

Por Clara Jares.

O Comida di Buteco começou em 2000 com uma missão clara: resgatar os autênticos botecos que estão no coração de todos. A iniciativa, que está a 23 anos, define o propósito de transformar vidas através de uma cozinha raiz. O bar se torna uma extensão da própria casa. 

A escolha do termo “Buteco” não foi aleatória. Era assim que os mineiros chamavam carinhosamente seu bar, simbolizando simplicidade e autenticidade. Desde o início, foi sinônimo de comida de qualidade, ambiente acolhedor e momentos de descontração, características que se mantiveram intactas ao longo dos anos. 

Sua História: 

A competição começou em Belo Horizonte, nos anos 2000, com apenas 10 bares participantes, mas rapidamente conquistou o público e a crítica. Com o tempo, expandiu-se para outras cidades e tornou-se independente em 2005. O reconhecimento internacional veio em 2007, quando o Comida di Buteco foi citado pelo New York Times. 

A partir de 2008, o Concurso começou a se expandir para diversas regiões do Brasil, ganhando espaço em cidades com tradição de bares como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador. O envolvimento em mais cidades tem sido constante, com foco em São Paulo em 2012 e expansão para todas as regiões do Brasil em 2015. 

Em 2016, aconteceu o primeiro torneio nacional, que campeões locais disputaram o título de melhor Buteco do Brasil. Desde então, o Comida di Buteco se consolidou como um Concurso Nacional, com edições anuais, sempre trazendo novidades e temas que valorizam a culinária brasileira. 

Em 2024, o Concurso continua celebrando a cultura butequeira, promovendo a união e celebrando a diversidade culinária do país com o slogan “Somos todos Buteco”. Ao longo da sua história, o Comida di Buteco tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura e gastronomia local, provando que os bares não são apenas locais para comer, mas também espaços de convivência e celebração da identidade local. 

Último Vencedor Carioca: Boteco do Teixeira 

Foto/Reprodução: ZM Notícias.

De Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o Boteco do Teixeira venceu o Comida di Buteco em 2023 com seu bombom de bacalhau após sete tentativas. 

De acordo com Sandro Teixeira, dono do estabelecimento, em entrevista para o G1, o bacalhau é cremoso, empanado na farinha crocante e embrulhado em tiras de bacon, temperado e marinado durante 72 horas. Além disso, Sandro ensina a forma correta de se comer o bombom, que é com a mão e colocando azeite, temperando o alimento. 

Alguns Butecos Participantes Para Conhecer: 

Região: Centro do Rio. Locais: Cidade Nova e Catumbi.

1 Bar Sambódromo 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

Para a competição, criaram o petisco “Porco ao Mar”, um carpaccio de barriga de porco com molho tarê, feito com caldo de polvo, finalizado com pimenta japonesa togarashi, ovas de tobiko, katsuobushi, gergelim, cebolinha e raspas de limão. 

Endereço:  Avenida Salvador De Sá, 77. 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 20h 

2 Boteco Berço do Samba 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

Nesta edição do Comida di Buteco, o bar criou uma pipoca de camarão, com o nome “Pipoca de Camarão”, que é empanada na farinha oriental, acompanhada por geleia de pimenta biquinho e maionese de limão. 

Endereço: Rua do Catumbi, 51. 

Horário de funcionamento: domingo das 12h às 22h. Terça a quinta das 14h a 00h. Sexta e sábado das 12h a 00h  

Local: Lapa 

3 Bar do Augusto 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

Para este ano, criaram o “Fogo no Rabo”, batata recheada com rabada desfiada apimentada e manteiga de agrião. 

Endereço: Avenida Mem de Sá, 72 – Loja A. 

Horário de funcionamento: domingo a sábado, das 11h a 01h. 

4 Booze Bar 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

De forma temática, o Booze Bar criou um filet mignon laminado envolvendo batatas recheadas com fonduta de queijos no formato do Pão de Açúcar. E nada melhor do que nomear este prato como “Cidade Saborosa”.  

Endereço: Avenida Mem de Sá, 63. 

Horário de Funcionamento: terça, quarta, quinta e domingo, das 12h à 23h. Sexta e sábado, das 12h a 00h. 

Local: Santa Teresa

5 Bar do Mineiro 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

Remetendo à tradição mineira, o Bar do Mineiro traz para seus clientes o “Ouro de Minas”, que são asas de frango fritas com quiabo empanados e bolinhos de polenta. 

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99. 

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 22h. 

6 Bar do Tino 

Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

A “Defumação Sem Preconceito Trago no Peito”, do Bar do Tino, engloba fatias de brisket (peito bovino defumado) com salada de repolho verde, repolho roxo, cenoura, cebola branca, limão, alho poró, aipo, salsa, açúcar, sal, azeite e maionese de ervas finas. 

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 3780. 

Horário de Funcionamento: quinta a domingo, das 11:30h às 19h. 

Região: Zona Oeste. Local: Jacarepaguá 

    7 Bar do Gallo 

    Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

    No Bar do Gallo, está sendo servido “Caiu na Rede”, um petisco de camarão frito acompanhado de azeite de alcatras, pesto de azeitonas azapa e torradas temperadas no azeite. 

    Endereço: Rua Cidade do Rio, 185 – Taquara. 

    Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 17h às 22h. Sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 12h às 21h. 

    8 Raízes Gastrobar 

    Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

    O petisco “Não-Casado” foi apresentado pelo Raízes Gastrobar, servindo três unidades da versão salgada de bem-casado feito com massa de batata temperada empanada, recheada com maionese de lombo suíno e bacon. 

    Endereço: Estrada dos Três Rios, 470 – Freguesia. 

    Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 17h a 00h  

    Local: Vila Valqueire 

    9 Bistrô Aconchego 

    Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

    Seguindo o slogan “Agro é pop, Agro é tech, Agro é tudo”, o Bistrô aconchego criou o trio “Agro é Chiken, Agro é Pork e Agro é Muu”. São três medalhões recheados com mix de provolone com mussarela: frango, pernil e carne e acompanha molho de cebola agridoce, geleia de pimenta e molho de queijo. 

    Endereço: Rua das Rosas, 1500. 

    Horário: terça, quarta e quinta, das 18h às 23h. Sexta, das 18h a 00h. Sábado, das 12h a 1h. Domingo, das 12h às 22h. 

    10 Hora Extra Bar Gourmet 

    Foto/Reprodução: Comida Di Buteco.

    Com uma apresentação única, o Hora Extra Bar Gourmet trouxe o “Charuto de Brisket”, um brisket defumado por 12 horas, recheado com queijo parmesão e empanado na farinha panko, acompanhado com molho especial à base de barbecue com whisky. 

    Endereço: Rua Arcozelo, 60. 

    Horário de Funcionamento: terça a sábado, das 13h a 00h. Domingo, das 13h às 22h. 

    O Festival Comida di Buteco não é apenas uma celebração da cultura brasileira, mas também uma celebração dos valores que permeiam a alma dos autênticos botecos: simplicidade, autenticidade e hospitalidade. Desde a sua fundação em 2000, o Comida di Buteco tem desempenhado desde o início um papel fundamental na promoção da gastronomia e na promoção de espaços que não sejam apenas locais para comer mas também verdadeiros pontos de encontro comunitários. 

    Em 2024, ao adotar o lema “Somos Todos Buteco”, o festival reafirma seu compromisso com a promoção da cultura local e a celebração da identidade brasileira. Os bares participantes, como o Boteco do Teixeira, vencedor do último concurso, e outros estabelecimentos do Rio de Janeiro são verdadeiros representantes desta tradição, oferecendo petiscos inovadores e deliciosos, refletindo a riqueza da culinária brasileira. 

    Deixe um comentário