Desafio FACHA III: O marketing político em ascensão 

Legenda: A palestrante Adriana Motta relatando as suas experiências no âmbito político. Foto/Divulgação: FACHAHUB.

Por Pedro Teixeira.

O Desafio Facha III teve início na segunda-feira, 08 de abril, e promete agitar a trajetória dos estudantes da FACHA. Os alunos inscritos deverão desenvolver soluções para clientes reais.  

Em 2024, o foco está no marketing político. Os participantes terão que criar um planejamento estratégico na área de comunicação para o candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Tarcísio Motta, do PSOL. 

Com inscrições encerradas no dia 22 de março, o desafio tem aproximadamente 30 participantes. A competição conta com três etapas até a entrega final do produto.  

A primeira etapa iniciou-se no dia 08 de abril, com um painel político feito no auditório da FACHA. Como convidada, a pedagoga Adriana Motta, da Escola do Legislativo, comentou com os estudantes sobre o mercado político e as suas vantagens. Em seguida, houve a passagem de briefing do candidato Tarcísio Motta. 

Alunos assistindo a palestra de Adriana Motta na FACHA. Foto/Divulgação: FachaHub.

O dia 10 de abril foi marcado pelo início da segunda etapa. Para isto, o Desafio Facha III ofereceu mentorias especializadas sobre política e comunicação. Os profissionais Lucas Pimenta, Darlan Campos, Paulo Loiola, Vanessa Marques e Dado Dias trouxeram dicas para que os estudantes pudessem produzir o produto a ser apresentado com uma boa qualidade. Nesta etapa, os estudantes deverão iniciar a produção do protótipo. 

Momento da passagem de briefing para os participantes do Desafio FACHA. Foto/Divulgação: FachaHub.

A terceira etapa será a apresentação do projeto para o gabinete do candidato, junto com diversos profissionais na área política e coordenadores de curso da FACHA. Os projetos serão votados, e será nomeado, no dia 03 de maio, o grupo vencedor do Desafio FACHA III.  

A competição não apenas desafia os participantes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também promove a integração entre estudantes, professores e profissionais do mercado, estimulando o networking e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida profissional, como explica o consultor político e mentor do Desafio FACHA, Dado Dias, ‘’o Desafio traz como benefício para os estudantes, a atividade extracurricular que é produzida pelo aluno. Todos irão praticar e caminhar na linha de produção, na parte do olhar estratégico, que é muito importante na área da política, para quem for trabalhar nesta área. Para quem não for trabalhar, é muito importante também, pois a experiência irá trazer importantes habilidades na área da organização, olhar estratégico e relacionamento interpessoal’’.  

Os projetos estão em andamento e, em pouco tempo, já trazem mudanças na trajetória acadêmica dos participantes, como relata a estudante de Jornalismo do primeiro período, Delmara Lopes, ‘’o Desafio FACHA me trouxe uma visão totalmente diferente do mundo da política. Eu tinha uma visão como eleitora, mas a máquina política é muito maior do que nós imaginamos. Tudo precisa ser feito, pensado e organizado. A experiência que irei levar do Desafio FACHA para a minha trajetória acadêmica é toda a estratégia que foi ensinada nas mentorias e nos eventos em que participamos’’. 

O Desafio se encerra no dia 03 de maio, com uma cerimônia de premiação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a ALERJ. Os alunos participantes, que concluírem o programa, ganharão 36h de atividade complementar e certificado de participação independente da sua colocação na competição.  

O grupo vencedor ganhará uma bolsa de 100% para um curso de extensão na FACHA e as demais equipes ganharão uma bolsa de 50% de desconto para estes mesmos cursos. 

Deixe um comentário