Jazz: o estilo que vai da música à dança 

Foto de capa/Reprodução: esenciamovimiento.blogspot.com

Por Esther Verta.

Apesar de sua origem ter sido a um século atrás, o estilo musical Jazz e o Jazz dance continua sendo muito utilizado atualmente.  

O chamado Jazz music teve origem nos Estados Unidos, precisamente em Nova Orleans, no final do século XIX e início do século XX. Ele possui berço afro-americano, é considerado não linear e tem como sua forte marca a improvisação. 

A música Jazz foi formada através de pessoas capturadas na África que foram levadas à América do Norte para serem escravizadas. Enquanto trabalhavam, entoavam canções coletivas, dessa forma, encontraram na música um refúgio, onde podiam se expressar e aliviar as suas dores.  

Contudo, foi em Nova Orleans, através de uma combinação de ritmos como Ragtime, Blues e Spirituals, que se originou o Jazz. Utiliza-se a nota musical “bluenote”, que confere a característica melancólica a esse tipo de música. 

Importante ressaltar que no início, o Jazz no Brasil era refletido como nos Estados Unidos. Apenas no final de 1950 que surgiu a bossa-nova, um tipo musical jazzístico brasileiro, com características semelhantes ao Jazz norte-americano. 

Alguns subgêneros do Jazz são: Swing e big bands, Bebop e hardbop, Coole Soul jazz, Fusion jazz e Jazz latino. Todas possuem três pilares: a liberdade, a criatividade e a sonoridade dançante. 

Já o Jazz dance, encanta a todos pela sua sensualidade, técnica apurada e o grau de liberdade artística. Apesar de ter o mesmo nome do estilo musical jazz, eles não estão vinculados. 

Sua origem também possui raízes africanas e começou no século XVIII. Assim como a música Jazz, se deu por meio dos negros escravizados, e depois se espalhou por todo o continente norte-americano. 

Os escravos africanos começaram a incorporar a Polca, Valsa e Quadrilha às suas danças, com intuito de imitar os colonos e ridicularizá-los.  

O Jazz dance é a mistura de elementos das danças africanas e características das danças europeias. O Can-can e o Charleston, são outras danças que influenciaram diretamente o Jazz dance. 

É impossível falar desse estilo de dança e não mencionar Jack Cole, conhecido como “pai do Jazz”. Cole foi responsável por levar os elementos da dança moderna ao Jazz e por introduzir a sua técnica. Além disso, o Jazz tem como forma de estruturação da técnica, o ballet clássico. 

Alguns subtipos de Jazz são: Jazz tradicional, Urban jazz, Heels dance, Lyrical jazz, Jazz contemporâneo e Jazz musical – estilo dançado nos musicais da Broadway e mundialmente conhecido. 

Deixe um comentário