O equilíbrio de se manter saudável na atualidade  

Ilustração de capa/Reprodução: Pinterest.

Luíza Quintanilha.

No mês de maio comemora-se o Dia Internacional Sem Dieta, que tem como maior objetivo incentivar pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável, porém sem ficar focado e obcecado em perder peso. A data surgiu no Reino Unido há mais de 25 anos. 

O alerta traz também a consciência sobre os transtornos alimentares. Infelizmente nos dias de hoje, ainda há uma busca pela incansável magreza extrema. O padrão de beleza imposta pela indústria sempre foi esse, mas alguns anos atrás vem surgindo um movimento de aceitação aos corpos reais, ou seja, nada de extremos. 

Atualmente, algumas celebridades já consideradas magras, vem aparecendo nas redes sociais com corpos ainda mais magros, de forma rápida. Com isso, o remédio injetável “Ozempic” começou a ficar em alta. Vale ressaltar que ele surgiu como tratamento para a obesidade e diabetes tipo 2. Especialistas alertam sobre os casos em que ele não é usado devidamente. 

Este é um momento para refletir como essa onda da magreza excessiva pode refletir no grande público, principalmente nos jovens. Até o termo “rosto de Ozempic” ganhou notoriedade nos últimos tempos, a busca em pesquisas pelo medicamento também cresceu de forma alarmante.  

A dra. Marina Martins afirma que a pressão em busca do “corpo ideal” tem levado as pessoas a buscarem soluções para perder peso, sem considerar os riscos à saúde. Embora o ozempic efetivamente cause perda de peso, preocupações com o uso indiscriminado surgiram ao longo dos anos. A médica conta também que os principais efeitos colaterais são náuseas, diarreia ou constipação, êmese, desidratação, deterioração da função renal e distúrbios associados à vesícula biliar. 

Para nadar contra a maré é necessário, dias como o de hoje, para lembrar a todos que a diversidade existe, e que corpos reais podem ser sinônimo de saúde.  

Um comentário sobre “O equilíbrio de se manter saudável na atualidade  

  1. You have a real talent for journalism. A healthy body begins with a healthy mindset. Unfortunately, not much has changed since the 16th century where women had to wear punishingly tight corsets in order to achieve that hourglass figure which led to fainting, compression of abdominal organs, miscarriages and deformed ribs.

    Fast forward today..the corset may be gone, but eating disorders such as anorexia, bulimia and the abuse of diet pills continue to be problematic.

    We need more articles like this that help create awareness on such important matters. Good journalism.

    (By the way, I believe we know each other…It’s Debbie from Sydney, Australia) 💘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário